XXIII Encontro da Pastoral Familiar do Sub Regional Botucatu

De 17 a 19 de novembro aconteceu na Diocese de Ourinhos, o XXIII Encontro da Pastoral Familiar do Sub Regional Botucatu.

O tema escolhido foi: “Chamados e enviados à Vida e à Família” seguindo o tema do jubileu da Diocese e o Lema: “Sede Santos, porque Eu Sou Santo” (1 Pd 1,16).

A organização do encontro ficou sob a responsabilidade da Comissão Diocesana da Pastoral Familiar, com o casal coordenador, Orlando Sérgio de Carvalho e Marilene Jacob de Carvalho. Edson Aparecido Guimarães e Elaine Santos M. Guimarães, casal coordenador da Pastoral Familiar do Sub Regional deram sua contribuição orientando quando necessário.

Este encontro é realizado nas várias dioceses do nosso Sub Regional, sendo que o último aconteceu em Bauru no ano de 2019 e o próximo será na Diocese de Araçatuba, com data a definir.

Intensificar os relacionamentos entre a Pastoral Familiar das paróquias e dioceses, bem como movimentos e serviços ligados à vida e a família, através do diálogo, da escuta e dos testemunhos. Promover um reforço na formação de agentes de pastorais foram os objetivos principais deste XXIII Encontro.

Tivemos a participação de cerca de 100 pessoas, mais crianças e adolescentes, representantes de todo o Sub Regional que compreende: Assis, Araçatuba, Bauru, Botucatu, Lins, Marília, Presidente Prudente e Ourinhos. Somando-se às equipes de trabalho tivemos no total quase 200 pessoas, entre elas, líderes do ECC, TLC e ENS além de agentes de várias outras pastorais, um verdadeiro trabalho de Pastoral de Conjunto.

Na Santa Missa de abertura do Encontro, Dom Eduardo acolheu carinhosamente os participantes e Padre Alexandre, assessor diocesano da Pastoral Familiar, destacou o empenho de todos na realização deste Encontro.

Durante a programação tivemos excelentes explanações com os seguintes temas:

Setor Pré-Matrimonial - “O desafio do Matrimônio e de sua preparação: o Catecumentato Matrimonial” com Padre Anatoli Konstantin Gradiski e testemunho de Felipe e Priscila, Diocese de Assis: “Nossa experiência com o catecumenato matrimonial”

Setor Casos Especiais - “As 5 prioridades nacionais do Setor Casos Especiais à luz da Amoris Laetitia” - Padre Fernando Rodrigues Francisco e testemunho sobre Perdas e Viuvez – D. Inês Cassita

Espiritualidade - “Importância da espiritualidade para sermos pessoas melhores em Cristo e perseverarmos na caminhada de evangelização.” Padre Alex Nogueira

Defesa da Vida: “Suicídio: Conhecer para acolher e prevenir.” Padre Lício Valle

Setor Pós-Matrimonial: “Acompanhar, discernir e inserir as famílias: atuação pastoral junto aos recém casados” – Diácono Marcos Ap. Todazore e Hermínia Todazore

Para demonstrar o carinho de nossa diocese anfitriã também houve momentos culturais como apresentação do saxofonista Carlinhos de Chavantes, na sexta-feira e do grupo musical Vivivoz, de Ourinhos.

A partir da avaliação deste encontro a Comissão Diocesana de Pastoral Familiar irá definir o calendário para 2024, que contará com várias oportunidades de formação de agentes.