Padroeiro

Ouça a narração do texto, toque no play abaixo:

Para compreendermos a origem da história do padroeiro da Diocese de Ourinhos, voltemos aos fins da década de 1910 e início da década de 1920 onde tudo começou.

Formado por uma população de maioria católica, o pequeno vilarejo de Ourinhos era atendido pelos padres da cidade de Salto Grande, até que aos 13/12/1918 aconteceu a emancipação da cidade de Ourinhos.

Com o desenvolvimento da cidade, a Diocese de Botucatu percebeu a necessidade de erigir a Paróquia de Ourinhos no ano de 1919. Sendo assim, a cidade passou a gozar de inúmeros benefícios e a vivenciar uma nova expansão territorial.

Para melhor atender ao povo desta região foi necessária a construção de uma igreja maior, fato que se deu no ano de 1920 com a chegada do Padre Adauto Rocha. No mesmo ano a Paróquia ganhou seu primeiro pároco, Padre David Corso.

A mais nova paróquia de Ourinhos passou então a ser dedicada ao Senhor Bom Jesus. Conforme alguns relatos e documentos, esse acontecimento teve como inspiração a forte devoção da década de 1920 trazida pelos portugueses e que ainda pairava na região do interior do Estado de São Paulo.

"A igreja matriz foi dedicada ao Senhor Bom Jesus, 'Santo' típico do imaginário católico tradicional, mas, já sob controle dos clérigos". (Mauricio, p. 59).

Tal fato pode ser levado em consideração quando se estuda os padroeiros das paróquias da diocese, uma vez que, num raio de 100 quilômetros é possível perceber que três paróquias possuem o mesmo padroeiro. Além da Catedral, também tem como padroeiro o ‘Senhor Bom Jesus’ a Paróquia de Ipaussu e a Paróquia de Óleo.

A partir disso, os fiéis católicos da cidade de Ourinhos começaram a organizar e celebrar as festas religiosas, no dia 06 de agosto, no qual se comemora o Senhor Bom Jesus, bem como a Transfiguração do Senhor.

Após a cidade ser elevada a Sé Episcopal aos 30/12/1998 pelo Papa São João Paulo II, a Matriz do Senhor Bom Jesus foi elevada a condição de Catedral do Senhor Bom Jesus.

Desse modo, todas as cidades da Diocese de Ourinhos passaram a estabelecer um elo entre si, sob o olhar do Senhor Bom Jesus, padroeiro dessas terras e povo de ouro.