Tempo do Advento

Por Rute Massoni

O advento é o inicio do Ano Litúrgico, que faz memória de todo o mistério da Salvação centrado na Pessoa de Jesus Cristo: o Verbo de Deus se fez carne e habitou entre nós. (Jo 1,14). Jesus assumiu a nossa humanidade sem deixar de ser Deus.

Advento é uma palavra latina que significa aproximar-se, vir chegando aos poucos. Durante as quatro semanas do Advento preparamo-nos para o Natal, acolhendo o menino Deus no meio de nós!

No Advento ouvimos as vozes sempre atuais dos profetas bíblicos, anunciando a vinda do Messias. Também ouvimos a voz de João Batista e do próprio Jesus anunciando a proximidade do Reino de Deus.

Este tempo litúrgico, próprio do Ocidente foi instituído para que os fiéis se preparassem para a celebração do Natal. Mas, em pouco tempo, adquiriu também um significado escatológico. De fato, recorda a dupla vinda do Senhor, isto é, a vinda entre os homens e a vinda no final dos tempos. Com isso, o Advento apresenta-se como um tempo de alegre expectativa, momento de forte mergulho na liturgia e na mística cristã. É tempo de espera e esperança, de atenção e vigilância, durante o qual nos preparamos alegremente para a vinda do Senhor, como uma noiva que se enfeita para a chegada de seu noivo, seu amado.

Deus é fiel a suas promessas: o Salvador virá! Desta certeza resulta a alegre expectativa da renovação da vida, pois a fé cristã acredita que aquilo que se espera acontecerá com certeza. Portanto, não estamos diante de algo irreal, fictício, passado, mas diante de uma realidade concreta e atual. A esperança da Igreja é a esperança de Israel já realizada em Cristo, mas que só se consumará definitivamente na parusia do Senhor.

Por isso, o brado da Igreja característico nesse tempo é” Maranatha”! Vem Senhor Jesus!

O Tempo do Advento é tempo de esperança porque Cristo é nossa esperança (1Tm 1,1) ; esperança na renovação de todas as coisas, na libertação das nossas misérias, pecados, fraquezas, na vida eterna, esperança que nos forma na paciência diante das dificuldades e tribulações da vida, diante das perseguições. É esperança de uma nova vida.

Então, é necessário que “preparemos o caminho do Senhor” em nossas próprias vidas, lutando contra o pecado através de uma maior disposição para a oração e mergulho na Palavra.

A leitura orante, a oração, a Eucaristia nos ajudará a bem celebrar o Natal que está chegando e viver a vida em Cristo. É abrir o coração e receber com alegria aquele que vem dar um pleno sentido à nossa vida.

O Deus Conosco, que vem armar a sua tenda no meio de nós, desperta em nossos corações o desejo de amar e de acolher o novo que está nascendo – é Jesus que vem a ti!

Diante de um mundo em mudança, que este Natal seja marcado pela renovação da esperança, da fé e do amor em Cristo Jesus!

Que nossa vida a exemplo de Maria seja sempre um SIM ao projeto de Deus!

Rute Massoni
Catequista