Reunião com coordenações paroquiais da Campanha da Fraternidade

No sábado, 26 de agosto de 2023, no salão do Centro Pastoral da Catedral do Senhor Bom Jesus em Ourinhos, realizou-se a reunião das coordenações paroquiais da Campanha da Fraternidade, com a participação dos leigos e leigas, diáconos, padres e o Bispo Diocesano Dom Eduardo Vieira dos Santos.

Após a acolhida e oração inicial, a reunião transcorreu com partilhas das ações da Campanha da Fraternidade 2023 nas paróquias, revelando muitos bons frutos de sensibilização, compaixão, doação, ajuda, serviço e organização pastoral para aliviar o sofrimento das pessoas em situação de fome.

Grande número de Pastorais, movimentos e grupos eclesiais têm se envolvido com a reflexão e ação propostas pela Campanha da Fraternidade a cada ano. Percebeu-se também que cada Paróquia tem a sua realidade e em cada uma a Campanha da Fraternidade acontece com algumas particularidades, sem perder a comunhão com a Igreja Diocesana de Ourinhos e do Brasil.

Para os meses finais deste ano de 2023, foram indicadas ações da Campanha da Fraternidade no sentido de valorização das pastorais, movimentos e grupos eclesiais que permanentemente cuidam e acompanham as pessoas e famílias em situação de fome, como os Vicentinos, Pastoral da Caridade, Pastoral Social, entre outros. E também foi indicada a importância de participação e apoio dos Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional, e ainda a organização de ação para o VII “Dia Mundial dos Pobres” a se realizar em 19 de novembro, 33º Domingo do Tempo Comum.

Padre Celso Alexandre vigário Episcopal de Pastoral, ressaltou a importância dos tipos e uso dos diferentes materiais da Campanha da Fraternidade usado nas paróquias, considerando que os materiais básicos são Texto-Base, Cartaz e Banner disponibilizados pelas Edições CNBB.

Padre Nilton Caldas assessor Eclesiástico das Cáritas destacou a importância da Campanha da Fraternidade na missão Evangelizadora da Igreja no Brasil e o chamado anual que faz à Igreja e à Sociedade Brasileira para a conversão, para a mudança em vista do cuidado das pessoas mais fragilizadas e necessitadas.

O Diácono Maurício Aquino fez uma apresentação inicial da Campanha da Fraternidade de 2024, cujo tema é “Fraternidade e Amizade Social” com o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23,8).

A Campanha da Fraternidade 2024 inspira-se na encíclica Fratelli Tutti (“Todos Irmãos”) do Papa Francisco e na celebração dos 60 anos de Campanhas Nacionais da Fraternidade (1964-2024), contribuindo como Igreja para a superação das tensões, conflitos, divisões e ódios na Sociedade Brasileira no tempo atual em vista de construção de relações mais humanizadas, respeitosas e fraternas.

E finalizando a reunião Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Diocesano agradeceu a todos os presentes e ressaltou a importância da Campanha da Fraternidade como Dimensão Profética da Igreja de Nosso Senhor Jesus Cristo no anúncio da vida digna para nossos irmãos e irmãs.

A cada ano a proposta da Campanha da Fraternidade nos leva a refletir e agir como discípulas e discípulos de Jesus Cristo sobre um tema que merece atenção em vista da dignidade de toda pessoa, criatura amada de Deus.

Destacou a importância da participação de todos no ENCONTRO DIOCESANO DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2024 QUE ACONTECERÁ NO DIA 02 DE DEZEMBRO, no período da manhã na Paróquia São Pio X.

A reunião foi encerrada com a Oração da Campanha da Fraternidade 2024 e benção Episcopal.