Retiro dos Diáconos com Dom Eduardo

Nos dias 16 a 18 de agosto, aconteceu no Seminário Santo Antônio de Agudos, o Retiro Espiritual dos Diáconos Permanentes e Esposas da Diocese de Ourinhos. Nosso bispo diocesano, Dom Eduardo Vieira dos Santos, foi o orientador do retiro iniciado no dia 16, às 20h, e concluído no dia 18, às 12h.
 
Durante o retiro aconteceram momentos de meditação durante os quais Dom Eduardo destacou a importância da oração na vida de todo cristão, particularmente dos cristãos consagrados a Deus por toda a vida no serviço à Igreja, como é o caso do diáconos. Também propôs meditações sobre a identidade e a missão (projeto de vida assumido) dos diáconos: são homens que chamados por Deus e confirmados pela Igreja, receberam na graça da Ordenação Diaconal a força sacramental para exerceram seu ministério ordenado! São homens consagrados! Homens da Igreja, do Clero!
 
Os homens casados chamados ao diaconado vivem a vocação matrimonial e a vocação diaconal, a consagração à esposa e família, e a consagração diaconal. E a esposa e família também participam da consagração diaconal do diácono casado.
 
Ao longo do retiro aconteceram as celebrações da Santa Missa, da Liturgia das Horas, da Adoração Eucarística e do Santo Terço.
 
Na Diocese de Ourinhos, são atualmente 21 diáconos permanentes, sendo 19 casados e 2 celibatários. O decano tem 86 anos, e o mais jovem 43 anos. Os diáconos permanentes não recebem salário da Igreja, e a remuneração para si e suas famílias vêm da profissão civil que exercem, sendo 14 civilmente aposentados, e 7 que exercem regularmente a profissão civil. Há diáconos permanentes nomeados para 15 paróquias da Diocese, como colaboradores pastorais, e têm servido também em diversas funções e encargos que o bispo diocesano lhes confia.
 
Que o Senhor Jesus conceda a cada diácono e esposa, bem como a todos os fiéis de nossa Diocese de Ourinhos, a graça de viverem bem, com fé, amor e zelo, a vocação para a qual foram chamados por Deus! Maria, Mãe das Vocações. Rogai por nós!