Retiro Diocesano do Clero

Neste Ano Jubilar da Diocese de Ourinhos, o Retiro do Clero, que ocorre em Agudos de 25 a 28 de setembro de 2023, tem como pregador Dom Orlando Brandes, Arcebispo de Aparecida do Norte.

Ao presidir a missa ao lado de Dom Eduardo Vieira dos Santos e de Dom Salvador Paruzzo, em sua homilia Dom Orlando evidenciou a criação como primeiro templo no qual Deus se manifestou. Portanto, é preciso cuidar da “Mãe Terra”, exortou, citando o Papa Francisco.

Contemplando a Virgem Maria, templo do Senhor, Dom Orlando ainda fez um paralelo entre a imagem de Nossa Senhora Aparecida quando foi restaurada e a necessidade de nossa restauração.

Em clima de jubilo pelos 25 anos da Diocese, o arcebispo de Aparecida se dirigiu ao clero, salientando que “a luz de Deus deve brilhar em nós, porque somos o templo Dele”. Ao final, rogou a Deus: “Ilumina a Igreja local de Ourinhos com a vivência da Palavra e esta Diocese será como um templo vivo para essa região”.

“A mais bela notícia” foi o tema da primeira colocação de Dom Orlando Brandes ao falar sobre o quanto somos amados por Deus, no Retiro do Clero da Diocese de Ourinhos que ocorre no Seminário Santo Antônio de Agudos (26/09/2023).

Partindo do princípio de que, antes mesmo do ventre materno, “somos obra do amor Trinitário desde toda a eternidade”, Dom Orlando lembrou que o presbitério é um reflexo da Trindade.

“Toda pastoral é um ato de amor”, disse aos clérigos, realçando a “cultura do cuidado”, propagada pelo Papa Francisco em suas mensagens e em seus inúmeros encontros com pessoas pelo mundo.

“O cristianismo começa com um grande encontro”, afirmou o pregador do Retiro, recordando aos padres e diáconos de que os sete sacramentos são abraços de Deus na criatura humana, uma experiência transformadora para quem os confere com consciência e para quem os recebe com fé.

Além das colocações feitas por Dom Orlando Brandes, outros momentos de espiritualidade enriqueceram o Retiro do Clero, neste dia 26/09/2023, como a oração do Santo Terço pelo Sínodo, a Santa Missa presidida pelo bispo emérito, Dom Salvador Paruzzo e a Via Sacra que encerrou o dia.

Padre Agostinho, superior da Congregação dos Missionários do Santíssimo Sacramento no Brasil (padres indianos que se encontram em vários Paróquias da Diocese), presidiu a Santa Missa na Memória litúrgica de São Vicente de Paulo, no Retiro do Clero neste dia 27/09/2023.

O missionário é vigário da Forania de Ocauçu e, na ocasião, partilhou com os clérigos seu testemunho de missão no Brasil.

Ao final do dia os padres participaram de uma Celebração Penitencial, na qual puderam receber o Sacramento da Reconciliação.

Na manhã do terceiro dia do retiro, partindo do Livro bíblico de Levítico, o pregador lembrou que a palavra “Jubileu” remete a agradecimento.

A Igreja de Ourinhos vive, portanto, um tempo forte de:
- Agradecer a Deus não apenas com os lábios, mas com a gratuidade;
- Pedir perdão e perdoar de todo coração.
- Partilhar os bens com os necessitados.

A pregação do dia (27/09/2023) foi permeada pela Pessoa do Espírito Santo, “o amor que inflama o ministério presbiteral”, conforme as palavras de Dom Orlando e também pela reflexão da Carta do Papa Francisco aos sacerdotes da Diocese de Roma, convite à superação da mundanidade e do clericalismo, sendo apaixonados pregadores do Evangelho e pastores do povo.

Na missa de encerramento do Retiro do Clero em Agudos (28/09/2023), Dom Eduardo Vieira dos Santos, em sua homilia aos clérigos, disse que o retiro é “um privilégio, um tempo de parada, de restauração para nós e uma graça para as comunidades que servimos como pastores”.

Citando o Jubileu de Prata da Diocese de Ourinhos, Dom Eduardo manifestou também a gratidão a Dom Salvador por sua atuação desde o início da criação da Diocese, bem como aos clérigos e a todo o povo de Deus que se dedicam a construção do Reino de Deus.