Retiro das Leigas consagradas

Por Fátima Pedro

Nos dias 26, 27 e 28 de julho de 2022, aconteceu no Colégio das Irmãs Dominicanas da Beata Imelda, em Santa Cruz do Rio Pardo, o retiro das Leigas Consagradas à Igreja local. Conduzido pelas Irmãs Maria Madalena e Zilma de Chavantes e  Ir. Samara do Rio de Janeiro, todas da Congregação das Filhas de Nossa Senhora da Misericórdia, o retiro teve como tema: “A espiritualidade das consagradas”.

Estiveram presentes neste encontro, 23 Leigas Consagradas (11 da Ordem das Virgens e 12 da Ordem das Viúvas) que, piedosamente, participaram das Santas Missas presididas pelos Padres Adriano Pires, Mário Botelho e por Dom Eduardo.

Nas reflexões foram apresentados seis alicerces da espiritualidade:
1 - Experiência com a Trindade.
2 - Familiaridade e conhecimento da Bíblia.
3 - Vivência Sacramental.
4 - Intimidade com Maria.
5 - Coerência e Testemunho de Vida e
6 - Amor a Deus e à Igreja.

De forma dinâmica, experimentamos momentos profundos nos quais refletimos sobre a necessidade de vivermos bem a nossa consagração por meio de uma constante relação com a Trindade, permitindo que a Palavra nos oriente, diariamente, (lectio divina) a partir da vida sacramental, de oração e de adoração, a exemplo de Maria, Mãe de Jesus. Todas essas práticas nós auxiliam na busca de uma coerência com a Palavra de Deus dentro e fora da Igreja.

O retiro foi muito abençoado. Em tudo se percebia a manifestação da presença forte do Espírito Santo: nas pregadoras, nas Irmãs dominicanas que nos acolheram, na casa harmônica, nas partilhas, nos momentos de adoração, oração do rosário, enfim, em cada momento precioso que pudemos viver.

Como consagradas, em nosso caminho vocacional, recebemos formações mensais dos Padres Davi e Giovanni de Chavantes. Para as mulheres que queiram conhecer melhor esta vocação peculiar e caminhar conosco, os requisitos básicos são: ser viúva ou solteira que nunca coabitou e tenha o desejo de caminhar ainda mais de perto de Jesus.

Fátima Pedro
Leiga consagrada