Retiro anual do Clero em Agudos

Por Adriano Pires

Padres e diáconos de nossa Diocese, juntamente com Dom Eduardo Vieira dos Santos, participaram do Retiro anual do clero, pregado por Dom Geraldo Lyrio Rocha, arcebispo emérito de Mariana-MG, no Seminário Santo Antônio de Agudos – SP, de 1 a 4 de agosto de 2022.

Com o tema “Vida e ministério dos presbíteros à luz do Magistério da Igreja”, Dom Geraldo propôs aos clérigos o resgate da experiência do primeiro amor, no chamado a viver o sacerdócio como fidelidade a Cristo e doação aos irmãos e irmãs.

A cada dia, o pregador explanou cada um dos três pontos do múnus sacerdotal: ensinar, santificar e reger:

- Ensinar a fé católica à luz da Palavra de Deus, da Tradição e do Magistério da Igreja, junto ao testemunho de vida com dignidade e sabedoria, cooperando zelosamente para que a pregação produza frutos de vida nova.

- Santificar, encaminhando os fiéis na iniciação cristã, perdoando, reconfortando os doentes, celebrando os sagrados mistérios da fé e oferecendo orações pelo mundo inteiro.

- Reger o povo de Deus, apascentando-o como verdadeiros pastores, sob a direção do Espírito Santo em comunhão o bispo, reunindo os fiéis numa só família para que cresçam na unidade do Corpo de Cristo.

Dom Geraldo também destacou a necessidade de buscar a comunhão presbiteral com base no amor de Cristo que une os irmãos e de buscar a santidade, colocando em prática o que se celebra com consciência e crescendo na devoção à Virgem Maria como mãe, intercessora e exemplo.

O Retiro foi encerrado com chave de ouro com a Santa Missa no dia de São João Maria Vianney, padroeiro dos padres (04 de agosto). Ao final da celebração, após agradecer ao pregador, Dom Eduardo encorajou os padres dizendo-lhes “...sejamos fiéis e confiantes na graça que Deus nos deu, no dia de nossa ordenação, para que continuemos alegres, felizes e perseverantes no Seu amor.”

Pe. Adriano Pires
Assessor eclesiástico da Pastoral da Comunicação