Por uma Igreja Sinodal – Comunhão, Participação e Missão

Nesse domingo, 04 de setembro de 2022, na Paróquia Santo Antonio de Vila Odilon, toda a Diocese de Ourinhos representada pelas Pastorais, Movimentos e grupos, juntamente com os padres, Diáconos e o Bispo Diocesano, Dom Eduardo Vieira celebraram o encerramento da Primeira Fase do Sínodo, iniciada no mês de Outubro de 2021 com o processo de escuta da “Fase Diocesana” do Sínodo dos Bispos 2021-2023, convocada pelo Papa Francisco: - “Por uma Igreja Sinodal – comunhão, participação e missão”.

Durante a celebração Padre e leigos testemunharam o trabalho de escuta das necessidades de melhorar a Igreja e sua atuação   nas comunidades e no meio social como um momento precioso, uma Igreja em saída.

Dom Eduardo ressaltou através dos relatos ouvidos, que há algo novo na vida da Igreja. Um escutando o outro. E nesse processo de escuta, ouvir o que o Espírito Santo nos diz e nos colocarmos em sintonia com Deus.

Juntos somos mais. A sinodalidade é caminhar juntos e ir na mesma direção. Embora sejamos diferentes, na dignidade de Filhos de Deus somos iguais.

O Papa Francisco nos convida a essa grande reflexão sobre a sinodalidade e abrir- nos a esse rico momento de fé, de crescimento e de partilha, portanto sigamos em frente nesse processo de sinodalidade.

Unidos a Jesus somos todos chamados à missão.

A síntese dos frutos desse 1º trabalho sinodal das Comunidades foram entregues ao Bispo Diocesano, ao Vigário Geral e aos padres.

Houve também uma apresentação – “Igreja Sinodal” pelos jovens do grupo de bailado do colégio Santo Antonio.

E por fim, um momento Mariano, onde Maria é apresentada como colaboradora de Deus, na escuta, no serviço. A pertença e a participação de Maria na Comunidade Cristã capacitam e encorajam todos os discípulos missionários a assumirem o chamado do mestre Jesus. A ela foi consagrada toda a caminhada sinodal iniciada nesta Diocese de Ourinhos.