Paróquia São Sebastião, 150 anos de existência

Ouça a narração do texto, toque no play abaixo:

Gravação por Alan Rossin

A Paróquia São Sebastião de Santa Cruz do Rio Pardo, celebra no dia 20 de janeiro de 2023, 150 anos de sua elevação. Sua história está ligada a deste município que, antes de ser emancipado, era do território de Lençóis Paulista. Inicialmente a então Capela de São Sebastião fazia parte do pequeno Distrito de São Domingos e era assistida pela paróquia dedicada a São João e São Domingos, próxima a Avaré, (inexistente atualmente) de onde partia o padre para celebrar nestas terras.

Graças ao esforço de alguns influentes fiéis daquela época, foi feito um pedido para que a Capela de São Sebastião se tornasse freguesia, ou seja, paróquia. Os deputados, na cidade de São Paulo, aprovaram a proposta segundo as leis de 1824 do império, no dia 20 de abril de 1872.

A Igreja Católica Apostólica Romana elevou canonicamente tal Capela à Paróquia, no dia 13 de janeiro de 1873. Seu primeiro pároco, Pe. João Domingos Figueira, tomou posse aos 17 de fevereiro de 1873. Deste ano até 1936 foram dezesseis padres diocesanos que pastorearam a paróquia.

No dia 10 de setembro de 1936, à convite de Dom Duarte Costa, bispo diocesano de Botucatu, quatro frades dominicanos desembarcaram no Município de Santa Cruz do Rio Pardo: Frei Domingos Acerbo, Frei Guala Ferrari, Frei Simão Dorvis e Frei Miguel Lanzani que assumiu a paróquia.

Em 20 de dezembro de 1946, chegaram da Itália oito irmãs Dominicanas da Beata Imelda que em julho do ano seguinte, passaram a dedicar-se como auxiliares da catequese preparatória para os sacramentos, na Capela de São Benedito, pertencente a referida paróquia.

Originalmente o território paroquial abrangia toda extensão do Município de Santa Cruz do Rio Pardo com dezenas de capelas rurais assistidas pelos frades.

A cidade foi crescendo, os fiéis aumentando, foi então que aconteceu em 1966 o primeiro desmembramento, sendo a Capela de São Benedito elevada a Paróquia.

No dia 06 de dezembro de 2009, com Missa especial na Capela Santo Antônio do Bairro da Estação, Dom Salvador Paruzzo, primeiro bispo diocesano de Ourinhos, proclamou solenemente a instituição da Paróquia de Santo Antônio, integralmente desmembrada da Paróquia de São Sebastião.

No dia 10 de setembro de 2015, de acordo com o decreto episcopal foi proclamada a elevação de Capela São José a paróquia bem como a Capela Nossa Senhora do Rosário de Fátima em 30 de janeiro de 2016, ambas integralmente desmembradas da Paróquia de São Sebastião.

Atualmente o Município de Santa Cruz do Rio Pardo conta com a presença de dez padres que atendem as sete paróquias: São Sebastião, São Benedito, Nossa Senhora Aparecida, Santo Antônio, Nossa Senhora das Graças, São José e Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

Traçada desde os primórdios do Município de Santa Cruz do Rio Pardo, essa história de 150 anos de evangelização, é composta por um povo de marcante tradição católica e ascética cristã que tem sua maior expressão na cruz da torre da matriz de São Sebastião que, no coração dessa cidade, aponta para o céu.

Missa Pontificial com benção do novo prédio da Escola Apostólica Dominicana.

Frei José Maria Lorenzetti é ordenado sacerdote - Bologna, Itália.

Frei Humberto Pereira de Almeida é ordenado sacerdote – Bologna, Itália.

Frei José Maria Lorenzetti é recebido com muita festa e alegria em Santa Cruz do Rio Pardo.

Dr. Ciro Camarinha, prefeito de Santa Cruz do Rio Pardo, propõe uma lei aprovada pela Câmara, instituindo como feriado municipal o dia 20 de janeiro, festa da fundação de Santa Cruz do Rio Pardo. Neste ano São Sebastião passa a ser festejado como padroeiro da cidade.

São ordenados os sacerdotes santa-cruzenses: Frei Celso Pereira de Almeida, Frei Antônio Sônego e Frei João Alves Basílio.

Os novos freis santa-cruzenses oficiaram solenemente a Santa Missa com a presença do Bispo Diocesano Dom Henrique.

São ordenados mais três brasileiros: Frei Estevão Nunes, Frei Cândido José Queiroz e Frei Alberto Cardoso.

Frei Francisco Pessuto é ordenado na Matriz de São Sebastião, 1ª ordenação presbiteral de Santa Cruz do Rio Pardo.

Frei Bernardo Monti é nomeado vigário. Em setembro deste ano, chegam em Santa Cruz Frei Alberto Cardoso, Frei José João Salles e Frei Lourenço Pappin.

A Paróquia São Sebastião, no dia de seu padroeiro, celebra 150 anos de caminhada.

Silvia Romano
Consulta: Textos de Frei Luís Antônio Alves, baseados no Livro Tombo da Paróquia de São Sebastião