Paróquia Nossa Senhora de Fátima é elevada canonicamente ao grau de Santuário Diocesano

Por Leni de Fátima Dário de Oliveira

No dia 12 de outubro de 2022, em missa celebrada pelo bispo diocesano, Dom Eduardo Vieira dos Santos, contando com a presença de centenas de fiéis, autoridades, padres diocesanos e frades dominicanos, a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima foi elevada à dignidade de Santuário Diocesano.

Na solenidade, houve discurso das autoridades presentes, quando todos ressaltaram a importância do ato para o povo católico, uma vez que a Igreja fez parte da vida da maioria da população do município.

A cerimônia foi marcada por demonstrações de fé e emoção dos fiéis, que acompanharam com devoção todo o rito, que chamou a atenção pela riqueza de detalhes, pela fé fervorosa em cada gesto. A benção das instalações, a dedicação e consagração do altar e da igreja, a unção das doze cruzes (que representam os dozes apóstolos) se deu de forma solene. A acolhida às Relíquias dos Pastorinhos, Jacinta e Francisco, que ficam num local especialmente preparado para elas, não foi menos emocionante. Ao final, O bispo, Dom Eduardo, entregou a Frei Bruno da Silva Moreira, o decreto que o nomeou primeiro reitor do santuário.

Desde o início de sua história, a Igreja dedicada à Nossa Senhora de Fátima, devido à grande devoção dos santa-cruzenses, foi chamado de Santuário Nossa Senhora de Fátima pelos fiéis, embora não fosse oficialmente reconhecida.

De acordo com as palavras de Dom Eduardo, em sua homilia, “santuário não se cria do nada, santuário se faz pela fé das pessoas e pela devoção. Se constrói pela história, pela vida, pela fé das pessoas”. Com certeza, foi a fé e a devoção do povo santa-cruzense, somados ao esforço do pároco e da comunidade do santuário que fez com que a Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima fosse elevada à dignidade de Santuário.

De acordo com os registros históricos, em 1955, foi lançada a pedra fundamental da Igreja Conventual de Nossa Senhora de Fátima. A Igreja, até 2016, fazia parte da Matriz de São Sebastião. Em 2016, foi criada a Paróquia de Nossa Senhora do Rosário de Fátima e apenas seis anos depois, em 12 de outubro de 2022 a Paróquia tornou-se Santuário e Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima.

De acordo com Frei Bruno, “Santuário sempre foi no coração do povo. Hoje, a Igreja reconhece dando esse título a essa igreja particular”.

A Santuário e Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima é o terceiro santuário mariano da Diocese de Ourinhos.

Nossa Senhora de Fátima, rogai por nós!

Leni de Fátima Dário de Oliveira