Ordenação Diaconal de Paulo e Welder

Por Rute Massoni

Nesta sexta feira, 30 de junho de 2023, na Catedral do Senhor Bom Jesus, em Ourinhos, os seminaristas Paulo Eduardo e Welder Rangel, pela imposição das mãos de Dom Eduardo Vieira dos Santos, bispo Diocesano de Ourinhos, receberam o primeiro grau da ordem, o diaconato transitório.

Padre Celso Alexandre, vigário Episcopal de Pastoral acolheu todo o clero, os diáconos permanentes, seminaristas, convidados e fiéis em geral presentes para esse momento tão especial para a Igreja de Jesus Cristo. Também estava presente Dom Antônio Braz Benevente, bispo de Jacarézinho- PR.

Dom Eduardo Vieira dos Santos, presidiu a celebração e no início de sua homilia lembrou que estamos vivenciando o 3º Ano Vocacional do Brasil com o tema: Vocação, Graça e Missão e a alegria de recentemente, ter realizado o V Congresso Eucarístico Diocesano, benção de Deus para uma Igreja diocesana que vive da Eucaristia.

E lembrou que Jesus lava os pés dos seus discípulos e lavar os pés é sinal de humildade, de doação e serviço e o diaconato é serviço.

O diácono é chamado a ser servidor do Senhor e de sua Igreja. O Diaconato é um grande Dom de Deus. E servir sobretudo na caridade de uma Igreja missionária.

E neste curto tempo de experiência diaconal para os que serão presbíteros é preciso vivenciar intensamente o serviço que lhes é confiado: o Serviço do altar, colaborando no serviço da Eucaristia, nas celebrações dos Sacramentos Batismo e Matrimônio e nas Celebrações da Palavra, rezando com a Igreja e pela Igreja a Liturgia das Horas e o Serviço da Caridade. A vida de oração muito ajudará nessa caminhada e na busca da santidade e a graça de Deus. Por isso, fixem o olhar em Jesus Cristo.Ele é o nosso Mestre e Senhor.

Os textos bíblicos escolhidos para a celebração, expressa a gratuidade do chamado. “A Messe é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao dono da messe que envie trabalhadores para a colheita”. Então, a responsabilidade ao chamado deve produzir frutos e sempre permanecer no amor .”Eu vos escolhi para irdes e produzir frutos”. Deus é fiel e está sempre conosco.

O Diácono deve ter os mesmos gestos de Jesus – Amar como Jesus amou. E não ter medo dos desafios pastorais e das exigências do ministério. A presença de Deus os sustentará na missão. “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” disse Jesus.

E assim, os Diáconos revestidos com suas vestes diaconais, recebem das mãos de Dom Eduardo Vieira dos Santos, o Evangelho com a missão de ajudar o Povo a conhecer e viver a Palavra de Deus não apenas nas Celebrações Litúrgicas, mas no dia a dia, evangelizando através do testemunho.

Toda a Assembleia, alegrou-se e rezou com os neo diáconos. Foi um momento emocionante e de muita espiritualidade.

A oração, o apoio fraterno da Igreja, dos familiares, amigos e de todo o Povo de Deus não nos faltará.

Que a Virgem Maria, mãe das vocações, interceda por nós!

Rute Massoni