O Verdadeiro sentido do Natal

Ouça a narração do texto, toque no play abaixo:

Gravação por Noel Junior

Por Seminarista Paulo Eduardo Benetti Arruda

Quando saudamos uns aos outros com a célebre frase “Feliz Natal!”, essa possui um significado muito belo, que vale a pena compreender o porquê de celebrarmos essa festa tão importante para a Igreja, que nos convida a viver uma alegria profunda.

A palavra “Natal” provém do latim natalis, que significa nascimento. Estamos muito acostumados, também, vermos esta frase em inglês, “Merry Christmas”. “Christmas” é uma evolução do termo Christes maesse, o qual significa Missa de Cristo. Portanto, esse tempo que a Igreja celebra nos faz participantes de um mistério: a Encarnação do próprio Deus. Assim sendo, não é possível separar o sentido do Natal de sua religiosidade e, consequentemente, sem entendermos o cristianismo, não entenderemos o real sentido do Natal.

O núcleo desse tempo é justamente a visita de Deus que se faz homem para resgatar a natureza decaída por causa do pecado e da desobediência de Adão a Deus. O cristão acredita que o nascimento de Jesus, marca a vinda de Deus ao mundo para recuperar a ovelha perdida, que somos cada um de nós. Assim, o verdadeiro sentido do Natal se centra na felicidade da criatura que recebe a visita de seu Salvador. O Criador do mundo visita a sua criação na condição de criatura para resgatá-la e trazê-la de volta ao convívio de Deus. Por isso, entoam-se cantos de alegria, o Glória, para celebrar dignamente a felicidade dessa festa.

Associamos também ao Natal, a figura do Papai Noel, que está diretamente relacionado à história de um santo: São Nicolau de Mira ou Nicolau Taumaturgo, um bispo cristão que viveu durante os séculos III e IV d.C, na região da Turquia, sendo muito conhecido por sua generosidade, pois sendo de família abastada, após a morte precoce de seus pais, utilizou a sua herança para ajudar os pobres e, sobretudo, as crianças órfãs. Sua descrição se assemelha muito ao bom velhinho: um homem de barba branca e trajes vermelhos. Por ser caridoso com as crianças e por seus milagres, tornou-se símbolo de Natal, diretamente ligado ao Menino Jesus e, com o desenvolvimento da tradição, passou a ser chamado de Pai Natal ou Papai Noel.

Entretanto, essa se imagem tornou um conteúdo de marketing, utilizado pela empresa Coca-Cola, a partir das décadas de 1920 e 1930, deturpando seu verdadeiro sentido, apresentando a época do Natal como um período para consumir, deixando de lado seu verdadeiro sentido, que é celebrar a vinda de Deus ao mundo, em seu Filho Jesus Cristo e produzir os frutos da caridade, da humildade, da esperança, do despojamento, do amor e da família.

Portanto, é possível viver um Natal sem presentes, sem fartura, sem beijos e abraços, pois celebramos um grande tesouro: Deus brilha na escuridão e visita o homem em sua dor e pobreza, dando uma nova esperança, renovando a fé, pois Ele vem em auxílio de seu povo e recorda a sua promessa de fazer a todos felizes eternamente. A história do verdadeiro sentido do Natal pode ser vivida em nossas vidas se lembrarmos desse significado profundo, desse tesouro dado por Deus a todos: o nascimento de seu Filho para a salvação do mundo.

Como você quer viver este Natal? Permita-se questionar e deixe que o Menino Jesus transforme sua vida para que possa, a cada ano, viver mais intensamente o sentido tão belo e divino desta festa que é o Natal!

Paulo Eduardo Benetti Arruda
Seminarista Diocesano