Nossos bispos na Visita Ad Limina Apostolorum em Roma

Por Padre Matheus Venâncio Moreira de Carvalho

Entre os dias 26 e 30 de setembro de 2022 aconteceu a Visita Ad Limina Apostolorum do segundo grupo do Regional Sul I da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Os Bispos das Províncias Eclesiásticas de Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto, de modo especial, Dom Eduardo Vieira dos Santos, nosso Bispo Diocesano, juntamente com Dom Salvador Paruzzo, nosso Bispo Emérito, realizaram peregrinações e missas nas basílicas papais, além de encontros nos dicastérios da Cúria Romana, bem como na Secretaria de Estado da Santa Sé. Momento ápice da visita deu-se no encontro dos Bispos com o Papa Francisco: “irmãos, junto do irmão mais velho”.

Os bispos iniciaram a manhã do dia 26/09 com a celebração da Santa Missa na Basílica de Santa Maria Maior. Visitaram ainda o dicastério para os Leigos, Família e Vida. À tarde visitaram o dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral. No período da noite um momento de convivência na comunidade L’Opera dela Chiesa.

Na manhã do dia 27/09 os Bispos começaram o segundo dia da visita com a celebração da Santa Missa junto ao túmulo do Apóstolo Pedro. Após, seguiram para um encontro com o Cardeal Marc Ouellet no dicastério para os Bispos. Nesse dia ainda, os Bispos visitaram o dicastério para a Doutrina da Fé, encontrando-se com o Cardeal Luís Ladaria, SJ, e o dicastério para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica.

O dia 28/09 foi marcado pela visita ao dicastério para o Clero, num encontro com o Cardeal You Heung-Sik. Antes, porém, os Bispos se reuniram na Basílica de São João de Latrão para a celebração da Santa Missa. Também ocorreu a visita aos dicastérios para a Educação, para a Evangelização e para a Comunicação.

29/09, Festa dos Santos Arcanjos, os Bispos se reuniram com o Santo Padre, o Papa Francisco, ponto mais alto da Visita Ad Limina Apostolorum. Recordando as palavras de São Paulo na sua Carta aos Gálatas: “Três anos mais tarde, fui a Jerusalém, para conhecer Pedro, e fiquei com ele quinze dias” (Gl 1,18).   Conforme as palavras de Dom José Roberto Fortes Palau, Bispo de Limeira: “Como o Apóstolo Paulo encontrou-se com Pedro para ser confirmado na fé e para partilhar sua ação evangelizadora, nós, bispos, estamos unidos ao Papa em nosso ministério episcopal. A missão de Francisco é confirmar seus irmãos no episcopado, na fé e na comunhão com Cristo e a Igreja.”

Os Bispos iniciaram a audiência com o Papa Francisco cantando “Mãe do Céu Morena”, pedindo a intercessão da Senhora da América Latina. Momento fraterno, de partilha, o Papa recordou “as quatro ‘proximidades’ importantes na vida do bispo: a proximidade com Deus na oração; a proximidade entre os bispos no afeto colegial; a proximidade com os padres, colaboradores do ministério episcopal, e a proximidade com todo o povo de Deus. No encontro, o Papa Francisco insistiu na experiência sinodal da Igreja em deixar-se conduzir pelo Espírito Santo, demostrou também sua preocupação para com as guerras existentes no mundo e pediu ao episcopado uma presença pacificadora, intermediando sempre para o fim de qualquer tipo de conflito” (Cf. Regional Sul 1 - CNBB).

Num momento de descontração e alegria, o Papa foi presenteado com dois cartuchos, embalagens com doces típicos de quermesse. Cada bispo teve a oportunidade de estar com o Papa, cumprimentando-lhe e dele, recebendo a benção. Nesse mesmo dia, os Bispos celebraram juntos a Santa Missa na Basílica São Paulo fora dos Muros, em ação de graças pela audiência com o Papa Francisco. Posteriormente, foram recepcionados pelo embaixador do Brasil junto a Santa Sé, Henrique Sardinha Pinto. O encontro deu-se na residência da Embaixada.

Na Festa de São Jerônimo, 30/09, os Bispos cumpriram os últimos compromissos da Visita Ad Limina Apostolorum. Após a oração das laudes, visitaram o dicastério para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, sendo recebidos pelo Cardeal Arthur Roche. Em seguida, encontram-se com o Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado do Vaticano. Após a celebração da Santa Missa, os Bispos reuniram-se com a diretoria do Pontifício Colégio Pio Brasileiro de Roma.

Durante os encontros nos dicastérios e Secretaria de Estado, os Bispos refletiram vários temas importantes, dentre eles a Encíclica Laudato Si e o cuidado com a Casa Comum; A realidade eclesial e a preocupação social, salientando os atuais desafios pastorais; A vida dos padres e sua formação permanente; O cuidado com a família, primeira educadora; O caminho sinodal, nesta participação, comunhão e missão; Comunicação e evangelização. Após o emocionante encontro com o Papa Francisco, neste impulso renovador, nossos Bispos retornam às suas dioceses e, na alegria do Evangelho, possam contagiar a todos nós, discípulos missionários, no desejo de continuar a servir e amar, cada vez mais, a Deus e ao próximo!

Padre Matheus Venâncio Moreira de Carvalho
Assessor da Pastoral Litúrgica