Mulheres na Bíblia: perfume do Povo de Deus

Por Sueli Zilotti

Setembro é um mês maravilhoso, início da primavera, mês da Bíblia; chegada da primavera que vem substituir o tom cinza do inverno, com o verde exuberante, o colorido das flores que perfumam e renovam o ar, nos dando a oportunidade de contemplar as maravilhas que Deus nos oferece.

E por falar em perfume e exuberância, façamos memória de algumas mulheres presentes na Palavra de Deus, mais especificamente as “Mães”, que perfumam a história do povo escolhido.

Comecemos por Eva, a mãe de todos os viventes, a mãe da humanidade. Sem julgá-la por sua escolha, mas que teve seus filhos e viveu a experiência da maternidade com alegrias e dificuldades, com coragem e valentia, dependente de Deus.

E o que dizer de Sara? Esposa de Abraão, mãe de Isaac: o filho da promessa. Sara foi extremamente obediente ao Senhor, seguindo seu esposo em direção a uma terra desconhecida. Apesar de ser considerada estéril, creu na Palavra de que seriam pais de “uma gigante descendência”. Após 25 anos desta Promessa de Deus, engravida e dá à luz. Exemplo para nós de paciência, perseverança, obediência e confiança na fidelidade do Criador (Gn 12,1-3; 21,1-7).

Joquebede, mãe de Moisés, o libertador do povo hebreu. Mulher sábia, despojada, estratégica e temente à Deus. Para salvar a vida do filho, abriu mão de sua maternidade.  Sua história está em Ex 2, 1-10.

Ana é exemplo do que é derramar o coração diante do Senhor, mulher de oração, mãe de Samuel (que significa “Eu pedi ao Senhor”), o profeta. Sua história está em I Sm 1,10-11.

Olhando agora para Izabel, mãe do precursor João Batista (Lc 1, 5-25). Considerada estéril, de idade avançada, humilhada por não ser mãe. Fervorosa na fé, passava os dias servindo a Deus, sabia de sua importância no projeto do Senhor e cumpriu com louvor seu papel (Lc 1, 41-45).

Maria, mãe de Jesus, mãe da Igreja, mulher especial, escolhida entre todas para ser a Mãe do Salvador. Conhecedora das Escrituras, humilde, obediente e fiel, totalmente aberta ao Plano de Deus para a humanidade. Mãe atenciosa, intercessora. Com seu olhar atento às necessidades do povo, pediu pelos noivos nas bodas de Cana. Maria, modelo para todas nós, mães nos dias atuais.

Conhecer essas mulheres Bíblicas, entre tantas outras que não foram citadas, nos estimula a querer seguir seus exemplos e perpetuar essa fé e confiança. Hoje, com a Graça de Deus, temos o “Movimento das mães que oram pelos filhos”, que surgiu diante da necessidade da oração para manter os filhos em pé, no caminho de busca pela santidade. A padroeira deste movimento é Nossa Senhora de La Salette, que chora pelos pecados de seus filhos, e como co-padroeira, Santa Mônica, mãe de Santo Agostinho, filho que era do mundo e se tornou Doutor da Igreja. O movimento tem como carisma a “restauração das famílias pelo poder da Oração”.

Venha conhecer melhor o movimento, participe conosco neste caminho de Oração em busca da paz e da santidade para as famílias. Deus abençoe as mulheres, seus filhos, suas famílias!

Sueli Zilotti
Movimento das Mães que oram pelos filhos