Mês da Bíblia: “acolher e valorizar a Palavra de Deus como São Jerônimo”

Ouça a narração do texto, toque no play abaixo:

Por Diácono Mauricio de Aquino

“O Senhor, teu Deus, estará contigo por onde quer que vás” (Js 1,9) é o lema bíblico inspirador para o Mês da Bíblia deste ano de 2022. Inspirada por Deus (2Tm 3, 16), a Bíblia, Sagrada Escritura, é “lâmpada que ilumina nossos passos, luz para nosso caminho” (cf. Sl 118, 105). Para melhor acolher e valorizar a Palavra de Deus, a Igreja no Brasil fez de setembro o Mês da Bíblia, tendo diante dos olhos, o exemplo de São Jerônimo, orante estudioso e tradutor da Sagrada Escritura, cuja memória litúrgica é celebrada no dia 30 de setembro.

O Mês da Bíblia foi promovido pela primeira vez no ano de 1971, com o lema: “Bíblia: Jesus Cristo está aqui”. Surgiu como um projeto bíblico, integrado às celebrações dos 50 anos da Arquidiocese de Belo Horizonte, em Minas Gerais. Esse projeto foi apresentado por duas irmãs paulinas, Ir. Neli Manfio e Ir. Eugênia Pandolfo, e contou com a participação de dois padres diocesanos: Pe. Antônio Gonçalves e Pe. Paulo Lopes de Faria. O objetivo inicial do Mês da Bíblia foi então tornar a Palavra de Deus conhecida e motivar as pessoas a ter a Bíblia em casa. Nos anos seguintes, o Mês da Bíblia passou a ser promovido nas dioceses e arquidioceses, próximas de Belo Horizonte, até ser acolhido e realizado em todo o Brasil.

Setembro foi escolhido como Mês da Bíblia porque nele se celebra a memória de São Jerônimo, que nasceu por volta do ano 340 e faleceu em 420. De vida predominantemente monástica, São Jerônimo foi secretário do papa Dâmaso I e responsável pela tradução da Bíblia das línguas originais (aramaico, hebraico, grego) para a língua latina (latim), a mais conhecida no mundo cristão ocidental da época e a língua oficial da Igreja. Nesse trabalho, São Jerônimo contou com a colaboração de Santa Paula e Santa Eustáquia. A revisão e tradução completa da Bíblia para o latim, criou condições para maior leitura e estudo da Sagrada Escritura, tornando-A mais acessível e compreensível. A esse texto traduzido por São Jerônimo foi dado o nome de Vulgata. A chamada Bíblia Vulgata, com as suas oportunas atualizações, é ainda hoje o texto latino oficial da Igreja.  São Jerônimo não só realizou um trabalho de tradução e comentário do texto bíblico, mas fez uma verdadeira experiência da presença real de Deus na Bíblia, como se percebe em um de seus comentários: “ignorar a Sagrada Escritura é ignorar Cristo” (Prólogo ao Comentário sobre o Profeta Isaías).

Em 2019, significativamente no dia de São Jerônimo, o papa Francisco instituiu o Domingo da Palavra de Deus com o propósito de celebrar, refletir e divulgar a Palavra de Deus na Bíblia em toda a Igreja, celebrando-o no Terceiro Domingo do Tempo Comum, durante o mês de janeiro. Considerando que no Brasil há mais de 50 anos, setembro é o Mês da Bíblia, o papa Francisco autorizou que se mantivesse o último domingo do mês de setembro no Brasil como Domingo da Bíblia, agora também associado ao propósito do papa para o Domingo da Palavra de Deus.

Que, pelo exemplo e intercessão de São Jerônimo, possamos crescer no amor, oração e compreensão da Palavra de Deus na Bíblia. São Jerônimo, rogai por nós!

Diácono Maurício de Aquino
Coordenador da Campanha da Fraternidade