Lectio Divina: orando com a Palavra

Por Diácono Ademar Maciel de Lima

A “Lectio Divina” é um método de oração muito antigo. Vindo do latim, esse termo significa: “leitura divina”, “leitura espiritual” ou “leitura orante da Bíblia”. Embora seja tradicionalmente uma oração individual, nada impede que se pratique em grupo. Seus princípios foram expressos por volta dos anos 220 e foi muito utilizada por monges católicos. Estes diziam que a “Lectio Divina” nos leva a conhecer a Sagrada Escritura e, consequentemente, conhecer o próprio Cristo. Diziam ainda que esta oração é uma escada espiritual, não só dos monges, mas de todo católico. Mais tarde, no século XII, Dom Guigo, o Cartuxo, em sua Carta “A Escada do Claustro” descreveu o que ele chamou de os quatros degraus espirituais: a Leitura, a Meditação, a Oração e a Contemplação.

Apesar de ser uma oração que surgiu no terceiro século da era cristã, ela ficou por longo tempo esquecida pela Igreja e pelos cristãos. O Concilio Vaticano II, em seu decreto Dei Verbum 25, não só ratificou e promoveu a restauração da “Lectio Divina”, como exortou todos os fiéis católicos, especialmente os religiosos, a frequente leitura das divinas Escrituras, com ardor e insistência, para que alcancem o conhecimento de Jesus Cristo, “porquanto, ignorar as escrituras é ignorar Cristo”.

O Catecismo da Igreja Católica também remete a “Lectio Divina” no nº 2654: “Os padres espirituais, parafraseando Mt 7,7, resumem assim as disposições de um coração alimentado pela Palavra de Deus na oração: `Procurai pela leitura, e encontrareis meditando; batei orando, e vos será aberto pela contemplação´.”

Em um discurso no ano de 2005, o Papa Bento XVI disse: “Eu gostaria, em especial recordar e recomendar a antiga tradição da “Lectio Divina”, a leitura assídua da Sagrada Escritura, acompanhada da oração que traz um diálogo íntimo em que a leitura, se escuta Deus que fala e, rezando, responde-lhe com confiança a abertura do coração”.

A “Lectio Divina”, portanto, é uma oração que tem suas raízes e é alimentada pela oração de escuta da Palavra de Deus, especialmente os Evangelhos e Salmos, sendo que nos quatro passos temos:

1- Lectio (A Leitura):- Ler com muita atenção um pequeno texto Bíblico, sugere-se um texto dos evangelhos. Pode se ler uma, duas ou mais vezes, sempre procurando identificar as coisas importantes relatadas (ambiente, personagens, diálogos, imagens usadas, ações etc.). Para isso, faz-se necessário muita calma e entrega como se estivesse vendo a cena. Dom Guigo disse em sua carta “a leitura é o estudo assíduo das Escrituras, feito com aplicação de espírito”.

2- Meditatio (A Meditação): Ela aprofunda, penetra no interior, perscruta cada aspecto, contextualiza a Palavra na realidade atual.

3- Oratio (A Oração): Este é o momento de responder a Deus após a escuta. É um momento muito pessoal que diz respeito apenas à pessoa que ora e Deus. Não são palavras formuladas, mas do coração. Enfim, momento de pedir que o Espírito Santo venha com seus Dons clarear a mente e iluminar o coração.  

4- Contemplatio (A Contemplação). É sentir a presença de Deus, um momento que pertence somente a Deus, momento em que se permanece em silêncio diante de Deus. É necessário apenas abrir o coração para sentir a presença divina, com a certeza de que Ele está ao seu lado e o conduzirá a contemplação.

Diante deste riquíssimo patrimônio da Igreja Católica, façamos essa experiência de fé, sabendo que o conhecimento da Palavra de Deus e a oração são alimentos necessários a nossa vida espiritual, a fim de obtermos forças para enfrentar as adversidades do mundo.

Fontes:

  1. Catecismo da Igreja Católica, Edição Típica Vaticana, Edições Loyola, São Paulo, Brasil, 2000, Nº 2.654.
  2. Constituição Dogmática “Dei Verbum”, nº 25 Compendio Vaticano II, Constituições, Decretos, Declarações, Editora Vozes, 30ª Edição, Petrópolis, RJ.
  3. https://www.cnbb.org.br/a-lectio-divina/ - Artigo de Dom Orani João Tempesta
  4. https://soutodoteumaria.com.br/a-lectio-divina/
  5. https://chartreux.org › pt › textos › escada-claustro.php

Diácono Ademar Maciel de Lima