Lançamento do livro “Meu cálice prateado”, de Padre Gilberto Moretto

Por Claudia de Araujo

No dia 31 de outubro de 2022, aconteceu na Capela Nossa Senhora Aparecida e Santa Filomena, em Ipaussu, a cerimônia de autógrafos do 2º livro do padre Gilberto Moretto.

Padre Gilberto Moretto nasceu em 25/07/1970, na cidade de São Carlos, em SP. No ano de 1976 mudou-se para Lençóis Paulista, SP, onde sua família reside até os dias de hoje.

Em 1993 concluiu o curso de Filosofia no Seminário Sagrado Coração de Jesus, cidade de Marília em SP.

Entre 1994 e 1997, cursou Teologia no Instituto Teológico Rainha dos Apóstolos, em Marília, SP, e obteve o bacharelado em Teologia pela Faculdade Nossa Senhora da Assunção de SP.

No ano de 1997 foi ordenado Padre pela Igreja Católica, exercendo o ministério nas cidades de Santa Cruz do Rio Pardo, Espírito Santo do Turvo, Piraju, Ourinhos, e atualmente reside em Ipaussu, São Paulo.

Em 2008, mudou-se para Roma, onde cursou mestrado em Teologia na Universidade Salesiana de Roma, obtendo o título de mestre, no ano de 2011.

Amante da leitura, da filosofia e também apaixonado por tecnologia, escreveu em junho de 2022, sua 1ª obra “Das cavernas para o metaverso”, e para celebrar os 25 anos da trajetória de seu Sacerdócio, escreveu “Meu cálice prateado”.

Estiveram presentes na noite sacerdotes e amigos paroquianos, que o acompanharam durante esses 25 anos.

Padre Gilberto ressaltou sua admiração pelas homilias, sendo elas um dos elementos que o atraiu para o sacerdócio, tendo sempre como inspiração os textos homiléticos do Padre Antônio Vieira. E para celebrar os 25 anos de sacerdócio, criou um diálogo com o padre Vieira, dividido em 25 perguntas. Após a resposta de Vieira, fez uma reflexão relacionando-a com a sua caminhada sacerdotal.

No livro, você lerá, entre outros temas: uma triste madrugada numa segunda-feira da oitava pascal; paixão pelo rádio; uma triste notícia quando ele estava em Roma; visita a uma catacumba em Roma; o dia em que uma jiboia passou em cima dos seus pés; bastidores do encontro com o Papa Bento XVI; o dia em que cometeu uma gafe numa homilia.

Padre Gilberto, sempre devoto de Nossa Senhora, assumiu sua 1ª paróquia, em Santa Cruz do Rio Pardo, dedicada a Nossa Senhora Aparecida, e em sinal da sua devoção escolheu a Capela Nossa Senhora Aparecida e Santa Filomena, em Ipaussu, para a noite de autógrafo do seu livro “Meu cálice prateado”.

Para finalizar, Padre Gilberto enfatizou o motivo de escolher Padre Antônio Vieira e não Santo Agostinho, dizendo que Vieira foi chamado pelo também português Fernando Pessoa como “o imperador da língua portuguesa". Sou apaixonado pelas palavras, sobretudo as da língua portuguesa. Para um amante das letras e da língua, cada frase do Padre Vieira encanta e seduz. Além da inteligência, destreza e beleza dos sermões, também a pessoa do Padre Vieira me fascina, pois se posicionou contra a exploração dos índios, a escravidão dos africanos etc. Grande literato, pregador e profeta foi o Padre Antônio Vieira. Outro fator é que Padre Vieira viveu a maior parte de sua vida no Nordeste brasileiro.

Claudia de Araujo
Equipe de leitores Paróquia NSrª Aparecida