Josué

Ouça a narração do texto, toque no play abaixo:

Por Gislaine Alves Domingues Viganó

Ao ler a Sagrada Escritura (Bíblia) encontramos muitos livros com o nome da pessoa que, provavelmente, os tenha escrito. Assim sendo, vamos saber sobre Josué.

Qual é o significado do nome de Josué?
Significa Javé é Salvação.

Quem foi Josué?
Foi um homem com muitas qualidades, corajoso e forte, graças à sua obediência à vontade divina. Foi prudente em cada situação, buscando sempre a sabedoria e a orientação do Espírito do Senhor. Também sempre se manteve puro, sem se contaminar com coisas que não eram recomendadas por Deus e nem alimentando pensamentos negativos.

O que o livro de Josué nos ensina?
O livro descreve como o Senhor ajudou os israelitas a obter a terra prometida. O relato da conquista mostra que, quando os israelitas obedeciam estritamente aos mandamentos do Senhor, Ele dava-lhes a vitória sobre seus inimigos. Conta também como foi a mudança, o estabelecimento de Israel na Terra Prometida, um recomeço para o povo de Deus. Hoje, muitos cristãos precisam de um recomeço. Depois de caminhar no deserto por quarenta anos, Israel recebeu sua herança, podendo desfrutar das bênçãos que Deus havia preparado para eles.

Qual é o capítulo e o versículo chave do livro de Josué
Josué 1:1-8: "...Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido....”. Este texto ensina que se nós obedecermos a Deus, Ele sempre nos fará vencer as dificuldades que, com certeza, passamos na vida. Para isso precisamos ser firmes, corajosos e, acima de tudo, fraternos uns com os outros, isto é, ser verdadeiramente amigos, amáveis, sinceros e bons.

Porque Deus escolheu Josué para ficar no lugar de Moisés?
Podemos compreender que Deus pediu a Josué que junto de suas atitudes, aperfeiçoasse toda sua alma e toda sua mente. Somente assim ele conseguiria a coragem necessária para não desistir e nem voltar atrás na sua decisão pelos planos divinos.

A coragem é a primeira qualidade humana, porque a coragem não é a ausência do medo, é a persistência e o saber o que é certo. A coragem cresce com a confiança, a entrega e a fé em Deus.

Como foi a liderança de Josué
Assim como Moisés, Josué era obediente a Deus e meditava as Escrituras Sagradas. Homem de fé, ele recebeu a missão de liderar o povo de Israel. Apesar das dificuldades e provações, o jovem se manteve firme em seu propósito e buscou a orientação do Senhor.

Josué ia enfrentar muitas coisas desconhecidas. Ele não sabia se conseguiria levar os filhos de Israel para a terra prometida, mas confiava no Senhor.

Nós também enfrentamos desafios na vida, na família, na escola, no relacionamento e com as pessoas. Podemos perguntar: Como ser forte e corajoso nos dias de hoje?

E Josué também nos ensina que obedecer aquilo que Deus nos ordena, torna a caminhada mais leve. Além disso, é uma maneira de alimentar um espírito forte e corajoso. Não olhar nem para direita e nem para esquerda faz com que nossa obediência seja notória, respeitosa e isso agrada o coração do Senhor.

O que é ser forte em Deus?
É confiar que tudo dará certo, mesmo quando tudo diz que não. É ter fé além das circunstâncias, é manter a confiança no Deus que pode todas as coisas, é ter a certeza de que o melhor sempre está por vir, pois Deus é fiel!

Medite no que  diz a Palavra do Senhor em Josué 1,9: “Sou eu que estou mandando que você seja firme e corajoso. Portanto, não tenha medo e não se acovarde, porque Javé seu Deus está com você aonde quer que você vá”

Finalizando poderíamos perguntar: Por que Deus nunca desiste de nós?
A resposta é simples! O Senhor não desiste de ninguém, pois somos todos seus filhos, então Ele sempre ouvirá nossas preces, pedidos, reclamações e agradecimentos, fazendo o possível para nos atender e nos colocar em um bom caminho nesta vida.

Confiar em  Deus é saber que teremos a maior força do universo ao nosso lado. Confie em Deus acima de tudo, pois Ele estará presente quando ninguém mais estiver. Confiar em Deus, será eternamente a melhor decisão a tomarmos em nossa vida!

Gislaine Alves Domingues Viganó
Leiga consagrada