Investidura dos Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão Eucarística da Forania de Piraju

Por Rute Massoni

Vivenciando as festividades no Jubileu de Prata da Diocese de Ourinhos, a Forania de Piraju foi a primeira a realizar o rito de investidura dos novos ministros extraordinários da Comunhão Eucarística e a renovação dos atuais, totalizando 478 ministros.

A Celebração Eucarística aconteceu no dia 26 de fevereiro de 2023, na matriz de São Sebastião em Piraju, presidida por Dom Eduardo Vieira dos Santos, bispo diocesano, e contou com a presença de padres e fiéis de todas as paróquias desta Forania.

Logo no início da celebração, Dom Eduardo saudou a todos os presentes e em especial os novos ministros extraordinários da Comunhão Eucarística. O bispo ressaltou o quão importante é esse ministério e a alegria da Igreja em tê-los para servi-la em nome de Jesus Cristo.

Lembrou ainda que foi necessária uma longa caminhada formativa para compreender e assumir o chamado à grande missão de servir a Igreja e aos irmãos e, em especial aos mais pobres e necessitados. É maravilhoso ser enviados em nome de Nosso Senhor Jesus Cristo!

E para bem exercer o ministério são necessários fidelidade à Palavra de Deus, obediência à Igreja e disponibilidade. É o sinal da vocação a serviço do irmão e da Igreja. É doação constante e sempre renovada. Amor e doação são indispensáveis para o exercício dessa função. O Sacramento da Eucaristia é o Sacramento do Amor. Todo ministério da Igreja deve ser um verdadeiro exercício de amor ao próximo e consequentemente à comunidade.

Jesus foi obediente até a morte e morte de cruz, lembrou Dom Eduardo Vieira dos Santos que acrescentou: “Que nunca nos falte o pão da Palavra e o pão da Eucaristia”.

E assim, os ministros foram investidos e enviados em missão, servindo suas comunidades de origem.

Os ministros atuais também renovaram o Ministério para continuar servindo suas comunidades com gratuidade e amor.

Quando fixamos o olhar do coração no Cristo presente na Eucaristia, entendemos que o Cristo é um ser para nós, que o Seu Corpo é dado por nós e o Seu Sangue foi por nós derramado. Por isso nossa vida deve tornar-se, pela Eucaristia, uma existência para os outros, uma alteridade constante.

Que todo esse momento tão significativo fique gravado no coração e na alma de todos!

"Prova de amor maior não há que doar a vida pelo irmão."

Rute Massoni