I Fórum Diocesano das Pastorais Sociais da Diocese de Ourinhos

Por Rute Massoni

Aconteceu no dia 5 de março, na Paróquia São Pio X em Ourinhos, o I Fórum Diocesano das Pastorais Sociais, contando com a presença de coordenadores das entidades.

A abertura com a oração inicial contou com a presença do Padre Nilton Caldas, assessor Espiritual Diocesano, Pe Celso Alexandre coordenador Diocesano de Pastorais e demais padres e diáconos presentes.

O assessor da formação deste I Fórum Diocesano das Pastorais Sociais foi Antonio Evangelista, Coordenador das Cáritas Brasil no Regional Sul 1 (Estado de São Paulo) da CNBB, que saudou a todos os presentes manifestando a alegria do encontro como Igreja de Jesus Cristo em missão.

Com o Tema:- “A MÍSTICA E A MISSÃO DO AGENTE DE PASTORAL SOCIAL”, o I Fórum foi também momento de celebrar o Jubileu de Prata da Diocese de Ourinhos, fazendo memória da caminhada e planejando os passos futuros à luz da fé cristã, propondo caminhos em favor da solidariedade e amor ao próximo. É preciso saber ouvir, acolher, partilhar e avançar em águas mais profundas, sem preconceitos: Somos imagem e semelhança de Deus.

Também se fez presente o Bispo Diocesano Dom Eduardo Vieira dos Santos que saudou a todos com muita alegria pelo empenho em servir nas Pastorais Sociais e encorajou-os à organização e ação em fazer a caridade aos irmãos mais necessitados, e em especial lembrando que a Campanha da Fraternidade deste ano de 2023, nos impulsiona a agir conforme as palavras de Jesus: “Dai-lhes vós mesmos de comer”.

“Todos devemos fazer a diferença de modo extraordinário”, lembrou Dom Eduardo Vieira dos Santos. Chamados e enviados sigamos a vocação e missão em comunhão, participando nesta Igreja Sinodal concretizando ações sociais diante da dura realidade da fome.

Para tanto é necessário unir forças com as Políticas Públicas e, nesse sentido a Sra Viviane Barros Assistente Social da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento social se fez presente apresentando um panorama geral da situação de famílias a serem assistidas pelas Pastorais Sociais, pois há pessoas em situação de extrema pobreza no município de Ourinhos.

A Secretaria de Assistência Social, pretende ampliar e criar parcerias com as Paróquias da Diocese para dar apoio aos que tem fome.

Que possamos escolher a melhor parte e servir sempre a exemplo de Maria Santíssima!

Rute Massoni