Fraternidade, educação e docência à luz do Divino Mestre Jesus Cristo

Por Diácono Maurício de Aquino

Fala com sabedoria, ensina com amor” (cf. Pr 31,26) é o lema da Campanha da Fraternidade deste ano de 2022 (CF-2022) sobre a Educação. No tempo intensivo da Campanha durante a Quaresma, aconteceram várias ações em nossa Diocese de Ourinhos, de divulgação do tema a partir da reflexão sistematizada no Texto-Base: foram encontros formativos, reuniões de estudo, planejamento de ações, apresentações em Câmaras Municipais e instituições educativas. Despontam as diversas e criativas atividades realizadas pela Pastoral Catequética, em todas as etapas, e a presença articulada e assimilada do tema à liturgia quaresmal e da Semana Santa, especialmente, na Via-Sacra e na Missa de Lava-pés (Quinta-feira Santa).

De modo expressivo e significativo, e de variadas maneiras, muitas escolas, públicas e particulares, de nossa Diocese acolheram e promoveram a proposta da CF-2022 em suas comunidades escolares. Dentre essas ações, destacamos a realização da peça “A Paixão de Cristo”, com roteiro inspirado diretamente no Texto-Base da CF-2022, sob a direção de Rafael Eilliar, com texto de Eliana Brustolim, contando com um elenco de 43 estudantes da Escola Estadual Coronel Nhonhô Braga, de Piraju, sob a gestão da diretora e professora Mônica M. G. Amamura Córdoba. O vídeo de uma das apresentações está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XPH6HqcTjg4

A CF-2022 também animou o retorno das atividades de grupos de oração em universidades, e da Pastoral da Educação, como, por exemplo, no caso do encontro forâneo realizado no Seminário Diocesano em Ourinhos, no dia 14 de setembro, com a participação de professoras, professores, diretores e diretoras de instituições educativas do ensino fundamental, médio e profissionalizante.

A CF-2022 tem oportunizado refletir e meditar sobre as relações entre fraternidade, educação e docência à luz da pedagogia do Divino Mestre Jesus Cristo, em vista da conversão do nosso olhar e do nosso agir. Na pedagogia de Jesus, que fala com sabedoria e ensina com amor, são explicitadas duas lições fundamentais sobre o ato de educar: “a primeira diz respeito ao valor da pessoa como princípio da educação. A segunda se refere ao ato de correção, que é conduzir ao caminho reto. Não é repressão, mas é orientar a pessoa no caminho de uma vida transformada”. (Texto-Base da CF-2022, n. 25).

Com isso, põe-se em destaque à docência, isto é, o trabalho realizado por tantas professoras e professores, de modo anônimo e, atualmente, pouco valorizado e reconhecido quando se considera a sua importância na formação da pessoa humana e na construção do bem comum, afinal, o trabalho docente consiste em “conduzir e acompanhar a pessoa para sair do não saber, rumo à consciência de si mesma e do mundo em que vive. ” (Texto-Base da CF-2022, n. 22).

Acompanhar a pessoa nessa jornada das trevas da ignorância para a luz do conhecimento, sobre si e o mundo, é a missão docente. Ao realizar essa missão, com retidão e integridade à dignidade da pessoa humana e à busca da Verdade, da Beleza e do Bem, cada professor (a) se inspira e associa ao Divino Mestre Jesus, colocando o dom que recebeu a serviço: “Se tem o dom de ensinar, que ensine”. (Rm 12, 7).

Encerrando, rogamos que, pela intercessão de Santa Teresa d’Ávila, celebrada no dia do professor, o Senhor Deus abençoe, ilumine e fortaleça todos os profissionais da nossa Diocese em sua vocação e missão! Amém!

Diácono Maurício de Aquino