Encontro Diocesano do Apostolado da Oração

O Encontro Diocesano do Apostolado da Oração foi realizado neste sábado, dia 12 de agosto de 2023, na Paróquia São Benedito em Santa Cruz do Rio Pardo e teve início com a Celebração da Santa Missa presidida por Dom Eduardo Vieira dos Santos, Bispo Diocesano.

Estavam presentes Padre Adriano Pires, Pároco da Paróquia São Benedito, Padre Celso Alexandre, vigário Episcopal de Pastoral e Pároco da Catedral do Senhor Bom Jesus, Padre Genésio da Costa Venâncio Diretor Diocesano do Apostolado da Oração e Padre Eliomar Ribeiro, Diretor Nacional do Apostolado da Oração e MEJ (Ministério Eucarístico Jovem) Brasil, e Rede Mundial de Oração do Papa que assessorou o encontro do Apostolado da Oração.

Durante a Celebração, na homilia Padre Eliomar ressaltou a importância do Apostolado da Oração na vida da Igreja partindo da reflexão da Liturgia do dia lembrando das virtudes do coração de Jesus, que devem nos revestir para vivermos as realidades do Reino de Deus. O amor de Deus é concreto e quando experimentamos esse amor ele gera frutos e somos capazes de amar melhor.

Deus se inclina sobre nós, nos trata com laços de amor e nos protege; é esse Deus que na história há quase 179 anos fez nascer o Apostolado da Oração para sustentar a Missão da Igreja com a oração.

O Apostolado da Oração, hoje, é um serviço Eclesial, obra pontifícia aprovada pelo Papa Francisco sob os cuidados do Diretor Nacional, dos Bispos das Dioceses e dos Padres das Paróquias formado por” gente simples fazendo coisas pequenas em lugares pouco importantes, e conseguem mudanças extraordinárias”.

Deus quer o oferecimento de nossa vida e que o nosso amor produza frutos que o Reino necessita.

Na sequência da reflexão Padre Eliomar apresentou a proposta de Um Caminho com Jesus em Disponibilidade Apostólica - Caminho do Coração, para ajudar nosso coração a bater no compasso de Jesus, nesse mundo desordenado. A centralidade da nossa atitude é o Coração de Jesus, é o amor de Jesus para conosco e Jesus que nos manda Amar uns aos outros.

É dessa relação, pessoal e afetiva com Cristo que brota a atitude de disponibilidade apostólica para sermos discípulos e missionários no dia a dia. A atitude de disponibilidade é resultado de um processo interior em conhecer Jesus e colaborar na missão no mundo a exemplo de Maria, mãe de Jesus “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra.”(Lc 1,38)

Somos enviados para dar a vida por Jesus, viver por Jesus, tendo atitudes de Jesus, crescendo na disponibilidade e santidade e sermos apóstolos da oração na vida diária, bem como dar a vida pelos outros tal como Jesus fez.

A oração do Santo Terço e a Adoração ao Santíssimo Sacramento foi um momento de grande espiritualidade de todo apostolado presente. Uma intimidade com Cristo para nos fortalecer na caminhada do dia a dia e sermos fiéis, pois para Cristo ofereçamos o melhor de nós!

Padre Eliomar também abençoou as fitas, sinal de pertença e entrega da parte daqueles que foram chamados para servir ao Sagrado Coração de Jesus.

E encerrando, foi designada a Coordenadora do Apostolado da Oração da Forania de Ourinhos Joelma Cristina de Souza Dolci.

Que todos sejamos” Sal da Terra e Luz do Mundo” ! Mt 5, 13-14