Encontro Diocesano do Apostolado da Oração
Por Rute Massoni
Aconteceu no dia 29 de junho de 2024, na Catedral do Senhor Bom Jesus em Ourinhos, o Encontro Diocesano do Apostolado da Oração com mais de 500 participantes de toda a Diocese.
O Encontro iniciou-se com a Santa Missa presidida pelo Padre Eliomar Ribeiro de Souza, SJ, assessor Nacional do Apostolado da Oração, e concelebraram Padre Genésio da Costa Venâncio, assessor Diocesano do Apostolado da Oração, Padre Celso, Pároco da Catedral, Padre Flávio de Oliveira - Reitor do Santuário Eucarístico- SCJ de Ibaiti – PR, da Diocese de Jacarezinho e Diácono Mauricio Aquino. Foi um momento de unidade, oração, louvor e íntima comunhão com Jesus Eucarístico.
Padre Eliomar Ribeiro de Souza - SJ, juntamente com o Padre e Reitor Flavio de Oliveira do Santuário Eucarístico Sagrado Coração de Jesus de Ibaiti PR, e o Diácono Maurício Aquino assessoraram todo o encontro.
Padre Eliomar iniciou o encontro ressaltando a importância da preparação à Consagração ao Sagrado Coração de Jesus, bem como para ser membro do apostolado; e a palavra chave é DISPONIBILIDADE que deve ser fruto do amor, ou seja, deve nascer de uma relação pessoal, íntima e afetiva com Jesus Cristo crucificado e ressuscitado onde se descobre ser amado oferecendo a disponibilidade como resposta de amor.
E na disponibilidade todos são chamados a ser sal da terra e luz do mundo. A vida de cada um deve dar sabor ao mundo e conservar as coisas boas e, como luz, iluminar uns aos outros e assim, possam crescer no amor, humildade, disponibilidade e santidade. As práticas Espirituais e o itinerário formativo chamado “O Caminho do Coração” abrem ao Espírito que trabalha para unir a vida e o coração, à vida e ao Coração de Jesus. E na Eucaristia encontra-se o próprio Jesus, fonte e modelo supremo da disponibilidade apostólica, dando a sua vida por cada um de nós.
Padre Flávio também exortou sobre a importância da DISPONIBILIDADE e OBEDIÊNCIA em amar e servir com gratuidade assumindo a missão de anunciar o Evangelho a todas as criaturas.
É preciso permitir que Deus direcione o agir de cada um, isto é, fazer a vontade de Deus, e que a Palavra de Deus possa penetrar muitos corações e que o amor leve sempre ao anúncio
O Diácono Maurício Aquino abordou o Jubileu 2025 com o lema “Peregrinos de Esperança”, onde todos são peregrinos, chamados a ser testemunhas de Esperança e a Esperança é Jesus Cristo.
E lembrou o que o Papa pede: - “Vamos semear a Esperança de Jesus que vem do Amor”.
Esse Ano de 2024 é dedicado à Oração em preparação ao Jubileu. É tempo de meditar, orar e ter intimidade com Deus.
A oração é estar junto de Deus, é um relacionamento com Deus, mergulhar em Deus derramando aos pés da Cruz a nossa vida.
A Oração do Pai Nosso, que o próprio Cristo nos ensinou nos faz estar na presença de Deus, abrir-se a Ele. Essa oração do Pai Nosso é uma verdadeira escola de oração.
O Apostolado da Oração diz que a oração é falar de coração para coração.
Pela oração Deus vai nos purificando, e quando se dobra o joelho diante de DEUS, nada mais derruba.
O Encontro encerrou com a oração do Terço da Mansidão e da Humildade direcionado pelo Diácono Mauricio.
Na sequência o Bispo Diocesano Dom Eduardo Vieira dos Santos conduziu o momento de adoração ao Santíssimo Sacramento, Jesus vivo e presente no altar, onde todos rezaram, cantaram e agradeceram por esse momento tão sublime.
E a missão em semear a esperança deve continuar fazendo com que Cristo seja conhecido e amado pelo anúncio da Palavra e pelo testemunho de vida!
Graças e louvores a Ti Senhor!
Veja mais fotos em: https://www.facebook.com/media/set/?vanity=Gilbernete&set=a.944848750988866
Rute Massoni