Por Diácono Maurício de Aquino

No dia 18 de fevereiro, sábado, das 14h às 17h30, no Seminário Diocesano São José, em Ourinhos, aconteceu o Encontro Diocesano de Formação e Espiritualidade das Coordenações Paroquiais do Apostolado da Oração. Foi tempo de oração, formação, confraternização e planejamento das atividades do Apostolado da Oração em nossa Diocese de Ourinhos para esse Ano Jubilar de 2023.

O encontro foi dirigido pelo assessor eclesiástico, Pe. Genésio da Costa Valêncio; pela coordenadora diocesana, Benedita Aparecida Souza Gentil; pela coordenadora do Apostolado da Oração na paróquia catedral Senhor Bom Jesus e da forania de Ourinhos, Luciana Fernandes de Aquino, e pelo diácono permanente Maurício de Aquino. Durante o encontro, nosso bispo diocesano, Dom Eduardo Vieira dos Santos, acolheu e saudou a todos.

No momento de formação e espiritualidade, foi explicada e realizada na forma de oração dirigida o método da leitura orante da Palavra de Deus inspirado nos exercícios espirituais de santo Inácio de Loyola, fundador dos jesuítas em cujo seminário, na França, no século XIX, foi iniciado o Apostolado da Oração, e ainda hoje cabe aos padres jesuítas a direção internacional e nacional desse Apostolado. Houve também o estudo e meditação dos três primeiros pontos, ou passos, do Caminho do Coração (Um caminho com Jesus: em disponibilidade apostólica): atual proposta formativa do Apostolado da Oração. São os seguintes esses três primeiros pontos ou passos:

1º - No princípio, o amor;

2º - O coração humano inquieto e necessitado;

3º - Num mundo sem coração.

Nos três primeiros passos do Caminho do Coração estão os fundamentos do Apostolado da Oração: o coração é sinal do amor de Deus, da comunhão de nosso amor com Ele e do amor a todas as pessoas e criaturas de Deus; nosso coração humano, tão inquieto e necessitado, encontra paz, conforto e alegria no coração de Deus, de coração para Coração; e, quem faz a experiência do amor de Deus sente-se chamado(a) a viver nesse amor, a comunicar com palavras e gestos esse amor ao mundo, algo inovador e verdadeira luz nas trevas na medida em que hoje percebemos tantas realidades e situações de 'um mundo sem coração', de um mundo sem compaixão e amor.

Esse é o compromisso de todas as pessoas que consagram a sua vida ao Sagrado Coração de Jesus, participando do Apostolado da Oração. Essa formação e espiritualidade terá prosseguimento com mais dois encontros: no dia 4 de março, em Piraju; e no dia 18 de março, em Ribeirão do Sul.

Diácono Maurício de Aquino