Encontro Diocesano de Formação e Espiritualidade das Coordenações Paroquiais do Apostolado da Oração
Por Diácono Maurício de Aquino
No dia 18 de fevereiro, sábado, das 14h às 17h30, no Seminário Diocesano São José, em Ourinhos, aconteceu o Encontro Diocesano de Formação e Espiritualidade das Coordenações Paroquiais do Apostolado da Oração. Foi tempo de oração, formação, confraternização e planejamento das atividades do Apostolado da Oração em nossa Diocese de Ourinhos para esse Ano Jubilar de 2023.
O encontro foi dirigido pelo assessor eclesiástico, Pe. Genésio da Costa Valêncio; pela coordenadora diocesana, Benedita Aparecida Souza Gentil; pela coordenadora do Apostolado da Oração na paróquia catedral Senhor Bom Jesus e da forania de Ourinhos, Luciana Fernandes de Aquino, e pelo diácono permanente Maurício de Aquino. Durante o encontro, nosso bispo diocesano, Dom Eduardo Vieira dos Santos, acolheu e saudou a todos.
No momento de formação e espiritualidade, foi explicada e realizada na forma de oração dirigida o método da leitura orante da Palavra de Deus inspirado nos exercícios espirituais de santo Inácio de Loyola, fundador dos jesuítas em cujo seminário, na França, no século XIX, foi iniciado o Apostolado da Oração, e ainda hoje cabe aos padres jesuítas a direção internacional e nacional desse Apostolado. Houve também o estudo e meditação dos três primeiros pontos, ou passos, do Caminho do Coração (Um caminho com Jesus: em disponibilidade apostólica): atual proposta formativa do Apostolado da Oração. São os seguintes esses três primeiros pontos ou passos:
1º - No princípio, o amor;
2º - O coração humano inquieto e necessitado;
3º - Num mundo sem coração.
Nos três primeiros passos do Caminho do Coração estão os fundamentos do Apostolado da Oração: o coração é sinal do amor de Deus, da comunhão de nosso amor com Ele e do amor a todas as pessoas e criaturas de Deus; nosso coração humano, tão inquieto e necessitado, encontra paz, conforto e alegria no coração de Deus, de coração para Coração; e, quem faz a experiência do amor de Deus sente-se chamado(a) a viver nesse amor, a comunicar com palavras e gestos esse amor ao mundo, algo inovador e verdadeira luz nas trevas na medida em que hoje percebemos tantas realidades e situações de 'um mundo sem coração', de um mundo sem compaixão e amor.
Esse é o compromisso de todas as pessoas que consagram a sua vida ao Sagrado Coração de Jesus, participando do Apostolado da Oração. Essa formação e espiritualidade terá prosseguimento com mais dois encontros: no dia 4 de março, em Piraju; e no dia 18 de março, em Ribeirão do Sul.
Diácono Maurício de Aquino