Encontro Diocesano da Pastoral do Batismo

A Pastoral Diocesana do Batismo esteve reunida nesta manhã, 21 de outubro de 2023, na Paróquia São João Batista em Ourinhos para o Encontro de Formação, cujo tema foi - Sacramento do Batismo, na iniciação à Vida Cristã.

Padre Gilberto Moreto, assessor Diocesano de Catequese, foi quem assessorou o encontro.

As quatro Foranias da Diocese de Ourinhos marcaram presença sendo acolhidas pelo Padre Gilberto Moreto com grande alegria. Também estavam presentes os Diáconos José Roberto Brilhador, Coordenador Diocesano da Pastoral do Batismo da Paróquia São Benedito de Santa Cruz do Rio Pardo e João Diniz da Paróquia São João Batista de Ourinhos.

Após a oração, Padre Gilberto iniciou o encontro recomendando que não se deve falar curso de batismo, mas sim catequese batismal e catequista do Batismo.

O curso transmite conhecimentos e acaba, e a Catequese transmite uma experiência de fé que tende a crescer na medida da vivência durante toda a vida.

Ressaltou a importância do acolhimento àqueles que procuram o Batismo; misericórdia, talvez a única ou uma das únicas ocasiões em que muitas pessoas procuram a Igreja. E nunca colocar os papéis, as exigências em primeiro lugar. Por isso, a Pastoral do Batismo deve fazer conexão com a Secretaria Paroquial preparando uma verdadeira acolhida a quem busca os sacramentos.

Sacramento é sinal visível da graça invisível de Deus e o Sacramento do Batismo é raiz e fonte da vida cristã. É a porta de entrada na vida eclesial.

No Batismo, a mãe Igreja pela água e pelo Espírito Santo gera novos filhos. A Pia Batismal recorda o útero materno.

Na Iniciação à Vida Cristã, o iniciado que é o catequista ou agente iniciado vai ajudar outros a fazer a mesma experiência de fé. O Iniciante é alguém que não está iniciado e que se abre a essa experiência.

O Objetivo da Iniciação à Vida Cristã é a participação no Mistério Pascal de Cristo. Este é seu eixo. Tal mistério é a pessoa de Jesus Cristo. É um caminho que leva ao processo de encontro com Cristo através de uma transformação pessoal, comunitária e social. Nessa caminhada o catequizando adquiri maturidade, tornando-se um cristão adulto, um verdadeiro discípulo missionário.

Toda a catequese de iniciação cristã deve ser iniciada com o Kerigma que comunica uma mensagem que se faz acontecimento de salvação pelo nome de Jesus em todo aquele que acolhe a fé (cf Cor 13, 3-5; At 21, 14-39). É uma mensagem experiencial, testemunhal, amorosa que provoca uma resposta vivencial e cheia de amor.

O ícone do poço de Jacó e a samaritana foi apresentado mostrando Jesus catequizando a samaritana, através da acolhida e do diálogo, assim ela vai gradativamente sendo iniciada na fé e torna-se missionária.

Esse encontro de Jesus com a samaritana é exemplo da maneira como Ele se faz conhecer àqueles que o procuram de forma gradativa como se dá na iniciação à Vida Cristã. Primeiro o encontro individual e pessoal com Jesus, transformando em vivência na comunidade.

Também hoje, no processo da Iniciação à Vida Cristã devemos promover o encontro que leva a uma experiência pessoal com Jesus, vivência na Comunidade e testemunho de vida em Cristo.

Esse processo é imprescindível nos dias atuais, para a realização da missão do anúncio de Cristo no processo da Nova Evangelização.

E para finalizar o encontro Padre Gilberto apresentou a mensagem de sua Santidade o Papa Francisco para o Dia Mundial das Missões. Cada Forania se reuniu para uma breve reflexão.

Abençoou a todos pela missão desempenhada nas Paróquias e sorteou alguns exemplares dos livros de sua autoria.

“Santa Maria do Caminho, mãe dos discípulos missionários de Cristo e Rainha das Missões, rogai por nós!”