Encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2024

A Diocese de Ourinhos realizou na manhã do dia 02 de dezembro, no salão da Paróquia São Pio X, em Ourinhos, o encontro de formação sobre a Campanha da Fraternidade 2024, cujo tema é “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (cf. Mt 23,8).

A equipe de Coordenação Diocesana da Campanha da Fraternidade, as coordenações paroquiais, padres, diáconos, seminaristas, irmãs consagradas e leigos(as) se fizeram presente nesta formação.

Padre Celso Alexandre, Vigário Episcopal de Pastoral acolheu todas as Foranias unidas e presentes para a missão do Serviço da Campanha da Fraternidade 2024.

Dom Eduardo também fez uso da palavra acolhendo a todos com amor fraterno e ressaltando a importância da Campanha da Fraternidade, os frutos que ela produz e as realizações que prosseguem nos anos subsequentes.

Lembrou que, hoje, é oportuno trabalhar e refletir numa linha catequética. Qual efeito tem a Palavra? Somos todos irmãos e irmãs. (Mt 23,8)

E prosseguindo, Fátima Pedro, leiga consagrada, fez a introdução do texto base lembrando que há 60 anos a Campanha da Fraternidade é uma ação Evangelizadora da Igreja do Brasil, em tempo quaresmal, com o objetivo de alcançar o coração dos cristãos, motivando-os a retornar ao coração do Evangelho, vivenciando a conversão pessoal, comunitária e social.

O tema “Fraternidade e Amizade Social”, recorda que somos convidados a transformar a divisão em fraternidade substituindo a indiferença e o ódio em amizade social.

Já o Lema “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Cf Mt 23,8), é a presença da Palavra de Deus iluminando a realidade desafiadora em que vivemos e que nos levará a vivenciar a fraternidade e a amizade social.

Os elementos que constituem o cartaz, a mesa, as personagens, as janelas, a figura do Papa com sua bengala, a Cruz de Dom Helder, os alimentos a coleta nos levam a refletir toda a realidade vivida sobre a fraternidade e amizade social.

No meio da cena está o Papa Francisco, com sua bengala, assumindo suas limitações e propondo ao mundo a amizade social por meio de sua Encíclica Fratelli Tutti. Ele mostra que é um caminho necessário para garantir a boa convivência e a subsistência de todos os seres humanos.

Os objetivos específicos da Campanha da Fraternidade trazem vários verbos que nos levam a análise e despertam para o valor e a beleza da fraternidade humana promovendo e fortalecendo os vínculos da amizade social, para que, em Jesus Cristo, a paz seja realidade entre todas as pessoas e povos.

O Diácono Maurício Aquino apresentou o texto base da Campanha da Fraternidade que é estruturado conforme o método VER, ILUMINAR, AGIR na perspectiva e dinâmica da sinodalidade.

A referência Bíblica do método ver, está em Gênesis 4,9 – “Onde está o teu irmão”?

Deus não quer a indiferença entre os irmãos; o outro é um irmão, uma irmã que precisamos acolher, conhecer e apreciar. Nem as diferenças, nem as divergências, nem a oposição devem nos impedir de cumprir o mandamento maior que Jesus nos deixou como seu testamento” Eu vos dou um novo mandamento: que vos ameis uns aos outros. Como eu vos amei, assim também vós deveis amar-vos uns aos outros” (Jo 13,34).

Todos os sinais de divisões e inimizades, sombras de um mundo fechado estão contrários á vontade de Deus. Precisamos nos educar para a capacidade de reconhecer e promover a dignidade das pessoas. Cada pessoa tem a sua dignidade por ser filha de Deus, por ter sido criada à imagem e semelhança de Deus.

A Palavra de Deus vem nos iluminar “Vós sois todos irmãos e irmãs” (Mt 23, 8.). Jesus é o único Mestre. Só Ele deve ser reconhecido assim. Por isso, na vida cristã, as pessoas não podem ser reconhecidas por outra condição que não a de irmãos e irmãs.

Jesus é o único mestre e o seu Evangelho é o único ensinamento que humaniza e faz viver.

Jesus convida a FRATERNIDADE da qual surgem a amizade, a solidariedade e a transparência relacional. E o Espírito Santo é o nosso guia que nos conduz ao caminho do amor.

O Missionário Miro mostrou que a Campanha da Fraternidade nos propõe a alargar o espaço da tenda e agir juntos de modo que possamos proteger aqueles que ainda se encontram fora deste espaço, mas que sentem chamados a entrar. É preciso acolher a todos.

E é necessário abandonar os preconceitos, as atitudes de eliminar e ignorar os outros e reagir com um novo sonho de fraternidade e amizade social que não se limite a palavras (FT, n.6)

O desafio é “ser ainda mais uma igreja que escuta; escuta do Espírito por meio da Palavra e caminhar juntos, na cultura do encontro, na vivência da oração, compaixão e caridade.

A amizade é um Dom de Deus, um fenômeno universal, um caminho de humanização e de renovação das relações fraternas.

E concluindo o Encontro de Formação Padre Celso realizou reunião em grupos colhendo os sinais de acolhimento que já existe e sugestões para bem realizar a Campanha da Fraternidade 2024 na Diocese de Ourinhos.

Juntos, todos fizeram a Oração da Campanha da Fraternidade 2024 e Padre Márcio deu a benção final.

Que Maria, nossa Mãe, nos eduque para sermos verdadeiros irmãos e discípulos do seu Filho, Jesus Cristo, e verdadeiros amigos de todas as pessoas e de todos os povos, contribuindo na construção do Reino de Deus fortalecendo os vínculos de fraternidade e amizade social em toda a humanidade.