Encontro de formação diocesana do Apostolado da Oração da Diocese de Ourinhos

A Diocese de Ourinhos no dia 9 de outubro de 2022, realizou o Encontro de Formação Diocesana com todos os membros do Apostolado da Oração (aproximadamente 560 participantes), no salão da Paróquia Santo Antônio de Ourinhos, tendo como assessor Pe. Eliomar Ribeiro - SJ, diretor nacional da Rede Mundial de Oração do Papa (Apostolado da Oração) e MEJ.

O Encontro iniciou-se com a Santa Missa, na Paróquia Santo Antonio. No desenvolvimento da formação foi abordada um pouco da história do Apostolado, fundado em 03 de dezembro 1844, na França, pelo sacerdote jesuíta Francisco Xavier Gautrelet.  A rede é conhecida como Apostolado da Oração e, mais tarde, assumido pelo Papa e confiado à Companhia de Jesus, e continua hoje com um vigor diferente, mas com renovada esperança.

O Apostolado da Oração é uma rede mundial de oração a serviço dos desafios da humanidade e da missão da Igreja, expressos nas intenções mensais de oração do Papa.

Rezar por estas intenções abre os olhos e o coração às necessidades mais urgentes da humanidade e da Igreja comprometendo-se em favor da justiça do Reino.

Ao acolher Jesus e sua proposta de amor com disponibilidade de colaborar com Ele em seu projeto nasce uma aliança de amor. É o princípio e o fundamento do caminho espiritual, pois a vida tem início graças ao seu amor, é sustentada por Ele. Jesus é Amor e, só o amor dá sentido à oração e à ação apostólica.

Por isso, para a vivência da disponibilidade apostólica para a missão de Cristo, mesmo nas pequenas coisas de cada dia, o Apostolado da Oração propõe algumas práticas espirituais e um itinerário formativo que se chama “O caminho do Coração”. Estes abrem ao Espírito Santo que trabalha para unir a vida e o coração ao Coração de Jesus. A vida unida a Cristo está sempre disponível para ser útil ao irmão e à missão!

O encontro encerrou-se com a Adoração ao Santíssimo Sacramento e bênção!

“Sagrado Coração de Jesus, fazei o nosso coração semelhante ao vosso”