Encontro de Formação da Pastoral Catequética

No domingo, 24 de setembro de 2023, foi realizado o Encontro Diocesano de Catequese, no Santuário Nossa Senhora de Guadalupe em Ourinhos.

A formação deu início com a Santa Missa celebrada pelo Bispo Diocesano Dom Eduardo Vieira dos Santos e concelebrada pelo Padre Mauro Negro Provincial da Congregação dos Oblatos de São José- OSJ, Padre Gilberto Moreto assessor Diocesano da Catequese e Padre Benelson Pároco e Reitor da Paróquia Santuário Nossa Senhora de Guadalupe.

Padre Benelson deu as boas-vindas ao Bispo Dom Eduardo Vieira dos Santos, ao Padre Mauro Provincial dos Oblatos de São José e ao Padre Gilberto Moreto assessor Diocesano da Catequese e a todos os catequistas presentes.

Dom Eduardo lembrou o “Dia da Bíblia”, agradeceu e parabenizou a dedicação e empenho de todos os catequistas em ajudar a anunciar a Palavra de Deus e contribuir com a Igreja de Jesus Cristo. E lembrou também do “Dia do migrante e refugiados” que passam por tantas tribulações. A eles nossas orações e respeito.

Padre Gilberto Moreto assessor Diocesano da Catequese acolheu com muito carinhos todos os catequistas e as catequistas das quatro Foranias: Ocauçu, Santa Cruz do Rio Pardo, Piraju e Ourinhos, totalizando quase 500 catequistas presentes.

Também apresentou o tema da formação – Catequista, Ministério e Missão Eclesial, e ressaltou que o Papa Francisco em 10 de maio de 2021 instituiu o Ministério do Catequista, e a Diocese de Ourinhos está nessa caminhada preparando o ministério dos catequistas.

Na homilia Dom Eduardo mais uma vez lembrou do “Dia da Bíblia”, nesse mês de setembro em que é dedicado à Palavra de Deus e a alegria da realização do Encontro Diocesano com um número expressivo de catequistas.

Enfatizou que a mensagem do Evangelho é muito clara, Deus é bom e age com gratuidade com seus filhos e filhas.

Ao encerrar a celebração, a Coordenação Diocesana agradeceu e presenteou Dom Eduardo Vieira dos Santos.

Após a missa Padre Mauro Negro-OSJ, foi quem assessorou a Formação com o Tema – Catequista, ministério e Missão Eclesial, refletindo sobre o ministério e a missão do catequista a partir do encontro de Jesus com Zaqueu, em Lucas 19, 1-10, observando algumas perspectivas que o texto Bíblico pode nos indicar: ver – acolher – aceitar, ajudando a melhor compreender o sentido de encontrar-se com o Mestre, deixar-se transformar por Ele e assumir uma forma de vida pautada pelos valores do seu Evangelho de salvação.

Ao falar do Ministério de Catequista, estamos olhando para a dimensão do serviço prestado à comunidade de fé. Zaqueu ao se encontrar com Jesus assume uma postura de doação e de serviço; da mesma maneira, os catequistas são chamados a partir do encontro com Cristo para encontrar com os catequizandos no cotidiano da vida, pois como lembra o Diretório para a Catequese (DC, 2021), o ministério conferido aos catequistas faz parte do que a própria Igreja tem de gerar novos cristãos.

Ser catequista é contribuir para formar novos cristãos, novos discípulos missionários.

Padre Mauro orienta que a catequese precisa melhorar de qualidade e o catequista precisa estar aberto as mudanças de mentalidade e buscar novas metodologias.

Abordou também o aspecto da cultura:- acolher, propor, superar. É preciso acolher o que existe de bom, de válido, de honesto e justo. Mas é sempre necessário ressignificar o que existe. É preciso também propor algo novo ou ressignificado.

Por fim, abordou a Catequese:- Querigma – mistagogia – missão. A catequese é um processo de vida e vai evoluindo na medida em que a conversão da pessoa vai acontecendo; a conversão, não é um momento, mas um processo.

A catequese é um processo que envolve a vida toda da pessoa e anda junto com a Sagrada Escritura e a Liturgia. A catequese não está isolada, nem se restringe à infância, não é uma “escola” como as que temos hoje. É sim, uma escola de conversão. A conversão é a adesão ao projeto de ser cristão. É a participação, é estar convencido do mistério. O objetivo mais elevado de todo o processo é ver o Pai.

O Encontro de Formação foi encerrado num clima de alegria e esperança renovada por uma catequese de qualidade, e os catequistas foram contemplados com alguns brindes, dedicação do Santuário Nossa Senhora de Guadalupe.

Que Nossa Senhora de Guadalupe proteja os catequistas e que todos sejam grande semeadores da Palavra de Deus no campo do mundo, e uma nova primavera venha florescer na Igreja ,a comunidade de fé!