Encerramento do 5º Congresso Eucarístico Diocesano

Por Rute Massoni

O 5º Congresso Eucarístico Diocesano encerrou neste domingo, 18 de junho de 2023 na Catedral do Senhor Bom Jesus em Ourinhos com diversas atividades religiosas.

Logo pela manhã, os ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística, pastorais, movimentos e fiéis das 44 Paróquias da Diocese de Ourinhos chegaram para o Simpósio Teológico cujo tema foi a Eucaristia: Espiritualidade e Missão que foi ministrada pelo Prof. Dr. Diácono Sergio Sezino Douets Vasconcelos, diácono permanente da Arquidiocese de Olinda e Recife.

Foi um momento formativo muito rico lembrando a importância da Eucaristia na vida da Igreja e dos fiéis. A reflexão abordou os seguintes assuntos:

I – Algumas dificuldades para a Vivência da Eucaristia, da Espiritualidade e Missão;

II – Elementos Estruturantes da Igreja e do Agir Cristão:

III – A Espiritualidade Eucarística:

IV – Eucaristia e Missão.

E os eixos transversais também refletidos foram:- A volta às fontes e o Apelo à Conversão Espiritual e Pastoral.

O 5º Congresso Eucarístico Diocesano nos ensina a encontrar na Eucaristia, o modelo e o alimento da vida cristã de cada dia.

Também estiveram reunidos em formação, oração e adoração, no Salão da Paróquia São Pio X, o Movimento da Renovação Carismática Católica de toda a Diocese de Ourinhos, juntamente com o seu assessor Padre Rivanildo Pereira.

No período da tarde, todos se reuniram na Praça da Catedral, Bispos, Padres, Diáconos, Seminaristas, religiosos, religiosas, Ministros, e os fiéis em geral, cerca de 3.000 mil pessoas para a celebração da Santa missa de Encerramento das atividades do Congresso Eucarístico Diocesano e que faz parte das comemorações do Jubileu de Prata da Diocese de Ourinhos.

Pe Celso Vigário Episcopal de Pastoral acolheu toda a Igreja unida e presente, convocada pelo Espírito de Amor para ser uma Igreja Santa e ressaltou a alegria desta Diocese por esse momento tão especial.

E o desejo desse 5º Congresso é que possa crescer a comunhão no interior da própria Igreja e com todos aqueles que caminham conosco, e que pela Eucaristia mova a Igreja a sair de si para alcançar as periferias existenciais como diz o Papa Francisco.

Também fez uso da palavra o Secretario de Saúde Caio Lima representando o Prefeito Municipal que saudou aos Bispos e demais sacerdotes bem como os fiéis em geral.

Dom Eduardo Vieira dos Santos, antes de dar início à celebração expressou a alegria e agradecimentos aos bispos Dom Salvador e Dom Antônio Braz Benevente e a todos os representantes políticos, prefeitos, secretários, pastorais e movimentos que estavam presentes para celebrar a Eucaristia. E agradeceu toda a Equipe organizadora do Congresso na pessoa do Padre Fernando José de Oliveira.

Em seu discurso reforçou a importância do tema do Congresso “Pão em todas as Mesas”, pois é preciso ter cuidado com os mais necessitados e que devemos buscar sempre, o Pão do Céu.

Padre Ademir Giuliano, na homilia, relembrou que nesses 25 anos da Diocese de Ourinhos foram realizados muitos Encontros Formativos com as Pastorais e Movimentos, como a Unifest, Family Fest, Ano da Fé, Ano da Misericórdia e dentre presentes eles os Congressos Eucarísticos. E hoje, o 5º Congresso Eucarístico com o tema “Pão em todas as Mesas”. E as leituras proclamadas mostram as características da comunidade que partilha. “E não havia necessitados entre eles”. Que Jesus na Eucaristia seja mais amado, adorado, seguido e testemunhado.

A Santa Missa, foi encerrada com um vídeo apresentado pelo Padre David trazendo uma retrospectiva marcante da História dos 25 anos da Diocese de Ourinhos e em seguida a procissão com o Santíssimo Sacramento até a Praça Mellho Peixoto com a benção final.  As 19horas aconteceu o grande show com Tony Allyson, cantor católico. A presença foi expressiva, encerrando assim, o 5º Congresso Eucarístico Diocesano com chave de ouro na Terra do Povo de Ouro.

Rute Massoni