DNJ – Dia Nacional da Juventude

Santuário Nossa Senhora de Guadalupe recebe evento Diocesano, o Dia Nacional da Juventude 2023

Um evento com mais de 800 jovens louvando a Deus!

Matéria por:
Juliana Neves – Coordenadora Pascom Santuário Nossa Senhora de Guadalupe, Ourinhos-SP

O mês de outubro foi iniciado com muita alegria e louvor pelos jovens da Diocese de Ourinhos. O Dia Nacional da Juventude, o DNJ, foi realizado no campo do Seminário Nossa Senhora de Guadalupe, espaço pertencente ao Santuário Nossa Senhora de Guadalupe. Os responsáveis, as equipes que estiverem à frente de toda a organização, foram o Setor da Juventude e Os Garimpeiros, o grupo de jovens do Santuário acolhedor do evento. Já a estrutura, foi toda fornecida pela Diocese.

O DNJ foi iniciado às 13h com a chegada e acolhida da juventude das quatro foranias: Ourinhos, Santa Cruz do Rio Pardo, Piraju e Ocauçu. A animação inicial ficou por conta da banda Atos 13 a partir das 14h, no campo, e as emoções começaram a tomar conta dos corações joviais a partir das 14h45 com o Momento Mariano.

Ao mesmo tempo, no meio da tarde, às 15h15, na quadra, no campo debaixo e no Salão Sagrada Família, estavam sendo produzidas oficinas da Renovação Carismática Católica, do grupo Hacoré e Davi e Adoração ao Santíssimo Sacramento, além da disposição dos padres em confessar os jovens no Santuário.

Vale ressaltar que em paralelo a estas atividades, havia uma praça de alimentação com venda de pastel, cachorro-quente, doces, sorvete e refrigerante, além da loja do Santuário e uma barraca especial da Congregação dos Oblatos de São José com a presença dos Diáconos John, Ericsson e Lucas para explicar melhor sobre as vocações.

Às 17h, a programação voltou com tudo com a apresentação de uma bela dança inspirada na oração de São Miguel Arcanjo do Grupo Anjos de Resgate e, depois, do grupo Pio X. Em seguida, o show mais aguardado do dia, dos Missionários Shalom. Uma apresentação extremamente animada, com muito louvor que preparou os jovens para adorar Jesus Eucarístico. A Eucaristia chegou ao local, no campo do Seminário, pelas mãos do Padre Marco Antônio, o assessor da juventude da Diocese de Ourinhos. Um momento de muita oração profunda, de intimidade com Deus e do jovem se colocar no colo daquele que nos salva e transforma as nossas vidas.

A Santa Missa marcou o encerramento do DNJ, cuja foi presidida por Dom Eduardo Vieira dos Santos, o Bispo, ao lado de Padre Bennelson da Silva Barbosa, pároco do Santuário, padre Geraldo Alvarenga, vigário do Santuário, os Diáconos Oblatos de São José e o padre assessor da juventude.

“O DNJ marcou esta nova história que o Santuário está vivendo, e toda a nossa comunidade se alegra por esta vivência e única experiência. A juventude reunida para louvar a Deus é gratificante, não tem palavras para descrever. Somente comprova que a Igreja Católica não está dividida e que os jovens estão buscando a verdade e a vida no verdadeiro caminho. Mas a missão continua, devemos continuar a orar incessantemente por eles, para que eles não desistam e persistam a continuar a estar lado a lado daquele que veio nos salvar. Não é fácil, mas vale a pena”, comenta padre Bennelson.

O servir a Deus se mantém e, com toda certeza, no próximo ano, em 2024, mais jovens estarão reunidos louvando aquEle que é a luz da nossa vida, aquEle que nos sacia.