Diocese de Ourinhos celebra a festa do Jubileu de Prata

Por Rute Massoni

A grande celebração jubilar da Diocese de Ourinhos, criada em 30 de dezembro de 1998, através da “Constituição Ad Aptius Consulendum”, do amado Papa São João Paulo I foi realizada no dia 30 de dezembro de 2023, na Catedral do Senhor Bom Jesus. São 25 anos de história, lutas e desafios, mas são muitas as alegrias e realizações. E na alegria do Evangelho toda a diocese busca ser uma Igreja Sinodal: na comunhão, participação e missão.

A celebração de um ano jubilar tem seus fundamentos na Sagrada Escritura e na Tradição da Igreja. Um ano jubilar é um tempo sagrado, é um tempo especial da graça de Deus na vida de cada um e de toda a Diocese. Tempo de júbilo, de grande e profunda alegria em Deus, para louvar e agradecer todos os dons e graças que Ele nos tem concedido como Igreja particular, isto é, como porção do povo de Deus em Ourinhos. É tempo de celebrar a caminhada de fé, de ser renovados no Espírito Santo, e seguir caminhando juntos pelas estradas de Jesus, rumo ao Pai, como batizados, “chamados e enviados” (Mc 6,7)

A Divina Providência nos concedeu realizar essa jubilosa celebração na oitava de Natal, e, de modo especial com a ordenação presbiteral de cinco diáconos para o serviço da Igreja; Fábio Henrique Piga, Giovane Lucas Silva Pereira, Marcelo de Lima Diogo, Paulo Eduardo Benetti de Arruda e Welder Sérgio Rangel Rosa.

Com grande júbilo, Padre Davi Antonio acolheu a todos os representantes das diversas paroquias que compõem a Diocese ressaltando que cada comunidade trouxe consigo dons únicos e exortou que a santa missa deveria ser uma grande ação de graças pelo trabalho incansável e pelo comprometimento das paroquias que desempenham um importante papel na promoção da unidade e do fortalecimento da fé em cada comunidade.  E assim, foi realizada a entrada dos baners representando as paroquias e pastorais.

E, ainda sim, enriquecendo e preparando o momento celebrativo Padre Jaime Gonçalves rezou cantando, aquietando os corações do povo de Deus para bem celebrar a Eucaristia.

Sob a Luz do Padroeiro Bom Jesus, a Santa Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Eduardo Vieira dos Santos e, concelebrada pelos bispos Dom Salvador Paruzzo, 1o Bispo da Diocese e atualmente  Bispo Emérito,   Dom Argemiro Azevedo   da Diocese de  Assis, Dom Benedito Gonçalves dos Santos da Diocese de Presidente Prudente, Dom Luiz Antonio Cipolini da Diocese de Marília e também presidente do sub-regional de Botucatu,  Dom Antonio Braz Benevente da Diocese de Jacarézinho, Dom Arnaldo Cavalheiro Neto da Diocese de Jundiaí, Padre Celso Alexandre Vigário Episcopal de Pastoral e Assistente Eclesiástico do Conselho de Leigos , Padre Ademir Giuliano vigário Geral ,  padres das paróquias da  Diocese de Ourinhos e padres visitantes  da Arquidiocese de São Paulo .

Também, unidos a esse momento de fé e partilha estiveram todos os diáconos das paróquias da Diocese, seminaristas, autoridades, familiares dos ordinandos, membros das diversas pastorais, movimentos, associações, irmandade, visitantes, todo o povo de Deus, reunidos num só propósito:- louvar, bendizer, agradecer a Deus por tão bela caminhada nesses 25 anos da Diocese, momento de júbilo.

Dom Eduardo agradeceu ao Bispo Emérito Dom Salvador Paruzzo por conduzir a Diocese por 23 anos:agradeceu a participação de todos os irmãos Bispos e lembrou do Arcebispo de Botucatu Dom Maurício Groto de Camargo que presidiu o 1º dia do Tríduo em preparação a essa grande festa e, também Dom Benedito Gonçalves dos Santos da Diocese de Presidente Prudente,celebrou o 2o dia do Tríduo, Dom Eduardo  Malaspina da Diocese de Itapeva ,concluiu o Tríduo  com grande louvor.

A Diocese muito se alegrou em testemunhar o amor de Deus.  Deus tem sido muito bom, porque Ele nos ajuda todos os dias, alcançando vitórias. E citou o tema “Chamados e enviados” para ser Sal da Terra e Luz do Mundo.

Lembrou ainda, que o sacerdócio é uma missão sublime daquele que é chamado por Deus para ser seu instrumento. O instrumento de amor, o instrumento do Deus Redentor.

Que a jovem Diocese de Ourinhos continue sendo acolhedora, presença do Amor para que o Reino de Deus cresça e floresça.

Para registrar e marcar o momento histórico, e em sinal de gratidão, uma placa comemorativa foi instalada na entrada da catedral.

Maria mãe da igreja, mãe dos sacerdotes e nossa mãe, gratos pela vossa presença protetora que sempre nos acompanha, confiamos à vossa proteção e cuidados a nossa Diocese e cada um de nós!

Agora é tempo de ser Igreja, caminhar juntos, participar!

Rute Massoni