Dia do padroeiro da Diocese

Por Pe. Adriano Pires

O padroeiro da Diocese de Ourinhos, o Senhor Bom Jesus, foi celebrado com uma Santa Missa solene, presidida por Dom Eduardo Vieira dos Santos e concelebrada por padres de diversas cidades, na Catedral dedicada ao santo, com uma assembleia formada por fiéis de diferentes paróquias.

Em sua homilia, ao se referir à dura realidade provocada pela pandemia, Dom Eduardo animou a todos, dizendo: “Devemos trabalhar para que essas realidades sejam transfiguradas pelo projeto de Deus, que vai se concretizando através do nosso testemunho. Somos convidados a enfrentar os desafios com fé e coragem!”

Diante da imagem do Bom Jesus, o bispo ainda convocou todos à oração: “Rezemos ao Senhor: ‘dá-nos a graça de penetrarmos a Tua intimidade, iluminados pela Tua face, pela Tua graça, sejamos, ó Deus, cada dia, a luz do Teu amor’”.

Nesta solenidade em nossa Diocese, seis seminaristas também foram admitidos às ordens sacras em preparação para receber o sacramento da ordem.

Além de contemplar a face desfigurada do Bom Jesus em sua flagelação, a liturgia deste dia também conduziu todos à contemplação da face luminosa de Cristo, na Festa da Transfiguração do Senhor, celebrada nesta data.

Representado em sua aflição como o Homem das dores, Jesus é identificado com o sofrimento de toda a humanidade. Eis o Homem que se apresenta cheio de bondade, compaixão e perdão e que conta com nossa sensibilidade para um mundo de justiça, de misericórdia e de reconciliação.

Pe. Adriano Pires
Assessor eclesiástico da Pastoral da Comunicação