Carta de conclusão XXI Congresso Regional da Pastoral Familiar do Sul-1

Na conclusão do XXI Congresso Regional da Pastoral Familiar do Sul-1, sentimos a necessidade de vivificar os agentes, que tanto se dedicam no trabalho pastoral, embasados nos valiosos documentos que pautam o caminho de nossa Pastoral: Familiaris Consortio e Amoris Laetitia através do Tema: “Amor em Família, Caminho de Santidade.”

Caminhar em santidade não é tarefa fácil, ainda mais com os desafios desta era pósmoderna. Assim, repaginamos o Congresso, mostrando a importância de acompanhar os jovens casais, alertando sobre a necessidade da virtuosidade e o caminho de santidade, respeitando as diferenças que nem sempre conhecemos.

Na vivência do Lema: “Família: torna-te o que tu és”, trouxemos os grandes desafios da atualidade: opiniões diferentes dentro de nossos lares, a violenta ação da era digital, a ausência de comunicação dentro dos nossos lares e o ataque contra a vida. Problemas que assolam e colocam em risco a integridade de nossas famílias.

Alimentados pela Eucaristia, relembramos pilares importantes da base familiar: comunicação, afeto, confiança e liberdade.

Ter em mente sempre os quatro deveres da família: "Formação de uma comunidade de pessoas, serviços à vida, participação no desenvolvimento da sociedade e participação na vida e na missão da Igreja."

Destemidos, continuamos, apesar de nossas dúvidas, com muita confiança em Deus. Não esqueçamos o alerta do Papa Francisco: CORAGEM! Relembrando a Palavra: “Não temas, porque estou contigo” (Is 41,10).

Cheios de esperança e, certos de que esse evento aconteceu sob as bênçãos de Deus, abrasando os corações, firmamos o grande compromisso coma Pastoral Familiar de defender a vida em todos os seus estágios e a família em qualquer situação.

Congressistas do XXI Congresso da Pastoral Familiar.

São Paulo, 17 de setembro de 2023