Campanha da Fraternidade 2023: Fraternidade e Fome, conversão e compromisso

Por Diácono Mauricio de Aquino

“Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16) é o lema bíblico da Campanha da Fraternidade 2023, que tem por tema: “Fraternidade e Fome”. Extraído do versículo 16, capítulo 14, do Evangelho de São Mateus, esse lema bíblico apresenta as palavras de Jesus Cristo aos seus discípulos, por ocasião da necessidade de alimentar a multidão que veio ao encontro de Nosso Senhor. Naquele tempo, Jesus exorta a que os discípulos se comprometam com a situação de fome da multidão, abandonando a lógica dos calculismos financeiros e técnicos, abrindo-se à fé em Deus e à partilha solidária para dar de comer à multidão. Palavra de Vida que nos alcança hoje, a nós discípulas e discípulos de Jesus, também interpelados neste nosso tempo a reconhecermos a multidão faminta e agirmos ao estilo de Cristo. A fé no Senhor Jesus, que exige contínua conversão do coração para rejeitar o pecado e acolher a vida nova em Cristo, se expressa também na partilha de si que se faz compromisso de aliviar o sofrimento humano.

A Campanha da Fraternidade surgiu em 1962, no município de Nísia Floresta, Arquidiocese de Natal, Rio Grande do Norte, por iniciativa de Dom Eugênio de Araújo Sales, como expressão da caridade e da solidariedade em favor da dignidade da pessoa humana, filha e filho de Deus. A partir de 1964 passou a ser realizada em âmbito nacional tornando-se expressão de comunhão, conversão e partilha, acontecendo de modo intenso durante o Tempo da Quaresma como proposta de tema concreto à realidade brasileira a ser refletida e meditada, no quadro próprio das práticas quaresmais de oração, jejum, esmola, obras de caridade e de penitência.

Em 2023 será a terceira vez que a Campanha da Fraternidade aborda o tema da fome. A primeira foi realizada no ano de 1975, com o tema “Fraternidade é repartir”, e o lema “Repartir o pão”. A segunda aconteceu no ano de 1985, após dez anos, com o tema “Fraternidade e Fome”, e o lema “Pão para quem tem fome”. Na Campanha da Fraternidade 2023 o objetivo geral é “Sensibilizar a sociedade e a Igreja para enfrentarem o flagelo da fome, sofrido por uma multidão de irmãos e irmãs, por meio de compromissos que transformem esta realidade a partir do Evangelho de Jesus Cristo.” (Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2023, p. 9).

A Campanha da Fraternidade 2023 convida os discípulos e discípulas de Jesus a ver essa realidade da multidão que sofre de fome, com o mesmo olhar compassivo e solidário de Cristo. Para isso somos todos interpelados à conversão pessoal e pastoral diante das necessidades das pessoas, sobretudo com a fome que impõe um sofrimento desumanizador, trágica violência com a pessoa humana que definha lentamente por inanição.

No Texto-Base da Campanha da Fraternidade 2023 (CF 2023) descreve-se a realidade da fome no Brasil: “Em abril de 2022, apenas 41,3% dos domicílios brasileiros tinha seus moradores em Segurança Alimentar (AS), 58,1% viviam em algum nível de Insegurança Alimentar (IA), dos quais 15,5% conviviam com a fome. Em números absolutos, isso que do total de 211,7 milhões de brasileiros e brasileiras, 125,2 milhões convivem com alguma Insegurança Alimentar (leve, moderada ou grave), dentre os quais mais de 33 milhões de pessoas enfrentam a fome em nosso País. São 15,5% da população brasileira!”. (Texto-Base da CF 2023, p. 28).

A tragédia da fome questiona e exige ações urgentes do Estado e da Sociedade Civil, com a disposição participativa da Igreja e dos cristãos e cristãs, no sentido de rever e reorganizar práticas e estruturas, de modo a criar condições sociopolíticas e econômicas que favoreçam o desenvolvimento de regiões historicamente empobrecidas, e reestruture planos e sistemas em vista da garantia de condições dignas de vida para a população, o que se dá também por meio de políticas públicas de assistência e promoção humana.

É preciso, enfim, considerar a histórica e importante presença de associações, movimentos, organismos e pastorais de nossa Santa Igreja Católica, na ajuda às pessoas e famílias que sofrem com a fome no Brasil. Por exemplo, a Sociedade São Vicente de Paulo (SSVP), com seus membros mais conhecidos como “vicentinos”, atendem cerca de 74 mil famílias brasileiras em situação de necessidade. Também temos a Caritas Brasileira e a Pastoral da Criança com milhares de atendimentos anuais, entre outras ações da Igreja que especialmente nesta CF-2023 merecem ser ainda mais valorizadas e apoiadas em vista de atender ao pedido de Jesus: “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16). Ao encerrar, pedimos a Nosso Senhor Jesus Cristo, pela intercessão da Bem-Aventurada Virgem Maria e de Santa Irmã Dulce dos Pobres, a graça da conversão dos corações e do pão em todas as mesas. Amém!

Diácono Maurício de Aquino