Abertura do 5º Congresso Eucarístico Diocesano

Por Rute Massoni

A abertura Oficial do 5º Congresso Eucarístico Diocesano, aconteceu nesta 5ª feira, 15 de junho de 2023, com a Celebração da Santa Missa na Catedral do Senhor Bom Jesus em Ourinhos e foi presidida pelo Bispo Diocesano Dom Eduardo Vieira dos Santos.

Estavam presentes todos os sacerdotes, Diáconos, Religiosos, Religiosas, Seminaristas e paroquianos das Paróquias da Diocese.

Num clima de alegria e unidade o Bispo Dom Eduardo Vieira dos Santos acolheu a todos destacando o tema do Congresso Eucarístico “Pão em todas as mesas”, e Lema “Repartiam o Pão com alegria”, ressaltando que esse Congresso está em sintonia com o Congresso Eucarístico Nacional já realizado em Novembro de 2022 em Recife.

Na oportunidade saudou a Equipe Organizadora do evento e o Bispo Emérito Dom Salvador Paruzzo que também pensou, sonhou e rezou por esse momento tão importante para a Diocese de Ourinhos.

Ainda lembrou que todos devem aprofundar o amor à Eucaristia e vivenciar o grande amor de Jesus por cada um de nós. Jesus é o pão vivo descido do céu. E a grande esperança é que haja partilha do pão; a fraternidade deve estar presente no meio de nós, para que a Eucaristia continue sendo celebrada na vida, pois ela nos ensina a partilhar, como diz no refrão da música; - “Pão em todas as mesas, da Páscoa a nova certeza, a festa haverá e o povo a cantar, Aleluia!

Padre Celso, Vigário Episcopal de Pastoral durante a homilia enfatizou que o Congresso Eucarístico vem para suscitar no povo de Deus atitudes de caridade, solidariedade, paz, cuidados com a família e com toda criação conforme nos ensina o Papa Francisco.

No encerramento da celebração Eucarística Padre Fernando assessor do Congresso Eucarístico relembrou a programação para os próximos dias.

O Congresso encerrará com a Santa Missa na Praça da Catedral, as 15h e na sequência o show de Tony Allyson, na Praça Mello Peixoto.

Rute Massoni