A missão do catequista

Ouça a narração do texto, toque no play abaixo:

Por Pe. Gilberto Moretto

A vocação do catequista é um chamado de Deus, que se realiza no interior da comunidade cristã e da sociedade. A missão do catequista pode ser comparada com a missão de um pedagogo, um educador da fé, que introduz os catequizandos na descoberta e no seguimento de Jesus e da sua Igreja. O catequista hoje deve compreender que a finalidade definitiva da catequese é a de ajudar o catequizando a encontrar, conhecer e seguir Jesus. Em outras palavras, a vocação do catequista está no caminho inicial da vida cristã, desdobrando-se também em uma formação contínua e permanente. A catequese hoje é pensada como Iniciação à Vida Cristã.

Para iniciar na fé, o catequista é um mistagogo, ou seja, alguém mais experiente na fé, que ajuda os catequizandos a serem inseridos nos mistérios da fé, que encontram sua plenitude na pessoa de Jesus Cristo. Daí a necessidade de uma catequese mistagógica, que através de símbolos, celebrações, ritos, escuta da Palavra, vai inserindo o catequizando nas realidades da fé.

Outro elemento essencial para a catequese é o Querigma. Uma catequese querigmatica sempre retorna ao essencial da fé: os mistérios da vida, paixão, morte e ressurreição de Jesus. Recentemente, o Papa Francisco disse que nada de mais moderno ou fundamental do que o Querigma pode ser tema da catequese. Ao anunciar o Querigma com a Palavra de Deus e o testemunho de vida, o catequista ajuda a despertar a fé no coração do catequizando.

Apaixonado por Jesus Cristo, o catequista se esforça em cada encontro catequético, em auxiliar o catequizando a também apaixonar-se por Jesus. Assim sendo, a missão do catequista é uma das mais belas aventuras educativas, pois ela é orientada por dois movimentos fundamentais: a união íntima e profunda com a pessoa de Jesus, e também o encontro com o catequizando. A vocação do catequista nasce de um encontro, ou de uma experiência profunda com Cristo, e ele é impulsionado pelo Espírito Santo a partilhar com os catequizandos, a beleza desse encontro.

Pe. Gilberto Moretto
Assessor eclesiástico da Pastoral Catequética