A Liturgia e a Palavra de Deus

Por Seminarista Paulo

Muitas vezes pensamos que a Palavra de Deus na Santa Missa se encontra somente nas partes em que estamos acostumados: Primeira leitura, Salmo responsorial, Segunda leitura e Evangelho. Entretanto, a Palavra de Deus está presente em toda a celebração eucarística, naquilo que chamamos de liturgia. Atentemo-nos para algumas partes em que a Palavra de Deus se faz presente na Santa Missa.

Logo de início, podemos perceber que algumas saudações do padre para acolher o povo de Deus, partem da Sagrada Escritura. Por exemplo, a expressão “A vós graça e paz da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo! ”, utilizada no início da missa é tirada das Cartas de São Paulo, e podemos encontrá-la em todas elas.

Outra parte em que podemos encontrar a Palavra de Deus viva e ativa na missa, é exatamente quando entoamos o Hino de Louvor, cujo o refrão “Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens por ele amados” é retirado do Evangelho de Lc 2, 14, o qual dá a este hino o caráter de grande doxologia, ou seja, da grande alegria que cantamos juntamente com todo o coro celeste, dando graças a Deus que nos enviou o seu Filho, nascido da Virgem Maria para a nossa salvação, o príncipe da paz que trouxe a paz à terra e a todos os homens. Por isso, devemos cantá-lo com grande entusiasmo e alegria.

O canto do Santo também é um texto totalmente bíblico, onde podemos notar a junção de vários trechos da Sagrada Escritura. Vejamos: “Santo, Santo, Santo! ” (Ex 3, 1-6) / “Senhor Deus do Universo! O céu e a terra proclamam a vossa glória” (Is 6,3) / “Hosana nas alturas! ” (Mc 11,10) / “Bendito o que vem em nome do Senhor! ” (Mc 11,9) / “Hosana nas alturas! ” (Mc 11,10). Neste canto, todo o universo, os anjos, os santos e toda a Igreja se unem em eu único coro para proclamar a santidade de Deus.

A narração da instituição da Eucaristia realizada no momento da consagração do pão e do vinho, também tem todo seu texto retirado da Bíblia, mais especificamente em Lc 22, 19-20: “E tomou um pão, deu graças, partiu-o e deu a eles dizendo: ‘Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória’. E, depois de comer, fez o mesmo com a taça, dizendo: ‘Esta taça é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado por vós. ’”

Finalizando, podemos citar um último exemplo, que é a resposta que damos no momento em que o padre nos apresenta o próprio Jesus, consagrado na Eucaristia, em que ele diz: “Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! ”, também tirada da Sagrada Escritura, de Jo 1, 29. A resposta é a do centurião que pede a cura de seu empregado, tirada de Mt 8,8: “Senhor, eu não sou digno de que entreis em minha casa, mas dizei uma palavra e serei salvo”, mostrando o reconhecer-se indigno de recebê-lo devido nossa humanidade, mas confiando que ele pode realizar grandes feitos em nossas vidas, se acreditarmos em sua Palavra.

Desta forma, podemos perceber que a Liturgia da Missa e a Palavra de Deus estão intimamente ligadas, e que tudo o que fazemos tem sua base nesta Palavra, realizando nossos atos por Cristo, com Cristo e em Cristo. Permitamos que a Palavra possa habitar em nossos corações, a fim de que os frutos produzidos nos ajudem cada vez mais em celebrar dignamente o Santo Sacrifício Eucarístico.

Paulo Eduardo Benetti Arruda
Seminarista