A devoção popular a Nossa Senhora Aparecida

Por Pe. Altair Aparecida Gaiquer

Primeiramente, o adjetivo popular, aplicado à devoção tem um sentido cultural e sociológico. Acreditam que devoções sejam populares porque nascem e são vividas e difundidas nos setores mais empobrecidos das cidades e comunidades paroquiais. No entanto, o adjetivo popular não corresponde totalmente a esse entender, a religiosidade popular é promovida, vivenciada e difundida também por pessoas e grupos de diferentes seguimentos sociais. Há grupos e comunidades da elite, também comunidades das periferias e outros setores sociais que promovem a oração do rosário, por exemplo, uma forma da devoção popular a Maria.

Tratando sobre devoção popular Mariana, citamos a devoção a Nossa Senhora Aparecida, que nasceu entre os leigos, pescadores e pessoas das cidades do interior paulista que lentamente foi se desenvolvendo. Porém, ganhou maior expressão quando os padres redentoristas assumiram a paróquia da cidade, promoveram peregrinações e difundiram a devoção pela Rádio Aparecida. A Mãe Aparecida ganhou crescente reconhecimento quando os bispos a nomearam “Padroeira do Brasil”, no início do século XX. A devoção a Nossa Senhora Aparecida ganhou espaço eclesial e também em outros setores sociais. Contudo e ao mesmo tempo, as pessoas e movimentos leigos continuaram vivenciando, a seu modo, a piedade mariana com suas devoções “populares” que se caracterizam por suas expressões através de exercícios de piedade e práticas externas com sentimentos e emoções de cunho afetivo.

Tais expressões como: minha mãezinha querida, minha Nossa Senhora, entre outras, revelam o sentimento afetuoso e carinhoso dos fiéis. Também a devoção popular é manifestada pela exuberância: intensidade da afeição religiosa nos hinos, ladainhas, flores, fogos e cores concordam com o desejo de honrar a Mãe, são caracterizadas pela expressividade. O povo usa de inúmeros sinais e gestos, como tocar as imagens, beijá-las, oferecer flores, acender velas, fazer peregrinações e procissões, andar de joelhos, usar fitas e escapulários denotam o sentido de pertença e lealdade a Virgem.

A piedade popular também é marcada pelo senso de vitalidade, aparecem características de necessidades vitais do povo. O que pedem a Virgem Maria? Proteção frente às ameaças da saúde, segurança em relação a solução de problemas afetivos e a libertação dos vícios. Frente ao desemprego, pedem o socorro e o amparo; a figura de Maria aparece como a protetora e a intercessora diante das necessidades e dos perigos da vida.

Ao longo da história da Igreja, a devoção popular mariana cunhou orações e hinos que representam a vivência da fé expressas nas palavras, ações e emoções do povo: “ À vossa proteção recorremos Santa Mãe de Deus [...]”, “Dai-nos a benção, oh! Mãe querida[...]”

Fonte: Mariologia Social, Clodovis M. Boff, OSM
Maria toda de Deus e tão humana, Afonso Murad, FMS