3º Dia do Tríduo em preparação ao Jubileu de Prata

Por Rute Massoni

O terceiro dia do Tríduo em preparação ao Jubileu de Prata Diocesano, foi celebrado no dia 29 de dezembro de 2023, na Catedral do Senhor Bom Jesus em Ourinhos.

A celebração Eucarística foi presidida por Dom Eduardo Malaspina, Bispo da Diocese de Itapeva, a qual em vista da criação da Diocese de Ourinhos cedeu duas cidades, Fartura e Taguai, que compõem o território Diocesano. Embora de províncias eclesiásticas distintas, Ourinhos e Itapeva através de ampla proximidade e empenho, buscam ser Igreja Sinodal na comunhão, participação e missão.  Concelebraram Dom Eduardo Vieira dos Santos e os padres da Forania de Ourinhos, juntamente com seus diáconos e paroquianos com grande entusiasmo, esperança e louvor a Deus

Participaram também as religiosas, leigas consagradas, os membros do Apostolado da Oração, Vicentinos e Coroinhas num clima de fé e alegria.

Durante a celebração foi ressaltada a pessoa do Bispo Diocesano Dom Eduardo Vieira dos Santos. Paranaense de Bom Sucesso, era bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo e responsável pela Região Sé, quando aos 19 de maio de 2021 foi nomeado bispo da Diocese de Ourinhos pelo Santo Padre, o Papa Francisco. Mesmo em meio a pandemia da Covid-19 que assolou o país e o mundo, aos 03 de julho de 2021, na Festa de São Tomé, apóstolo, fora empossado como o 2º bispo diocesano.  Seu Lema:- “Gaudete in Domino”, da Carta de São Paulo aos Filipenses: “Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos!” (Fl 4,4). Dom Eduardo traz consigo a alegria do Evangelho, mesmo diante das vicissitudes da vida. A alegria do Evangelho move o seu episcopado e sua missão como pastor e guia, nos passos do Bom Jesus. É o bom pastor que dá a vida por suas ovelhas.

E ainda foi mencionado o pontificado do Santo Padre Papa Francisco que conduz a Igreja Universal desde 2013. E mesmo que venham ventos contrários, jamais deixou intimidar-se e até mesmo desanimar. Assim, como São Pedro, apóstolo, não tendo ouro, nem prata, dá-nos algo ainda maior, mais valioso e especial, o Cristo e a alegria de seu Evangelho. O Papa da misericórdia ensina-nos que , assim como Cristo agiu de misericórdia por primeiro para conosco, que sejamos misericordiosos uns com os outros.  O Papa pede para sermos Igreja em saída, na cultura do encontro e da ternura que vai até as diversas periferias existenciais e geográficas. É a Igreja Sinodal, na comunhão, participação e missão.

Que o Bom Jesus abençoe toda a Igreja, a diocese, as paróquias e comunidades, o clero, todos os diocesanos; cada um que faz parte dessa bonita e extraordinária história de 25 anos, que tende a crescer cada vez mais. Ao Supremo Rei da Glória, o Senhor Bom Jesus, vinde todos adoremos!

Rute Massoni