2º Dia do Tríduo em preparação ao Jubileu de Prata

Por Rute Massoni

O segundo dia do Tríduo em preparação ao Jubileu de Prata Diocesano, foi celebrado no dia 28 de dezembro de 2023, na Catedral do Senhor Bom Jesus em Ourinhos.

A celebração Eucarística foi presidida por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, Bispo da Diocese de Presidente Prudente, e concelebraram Dom Eduardo Vieira dos Santos e os padres da Forania de Piraju e Ocauçu, com seus diáconos e paroquianos num clima de muita alegria.

Participaram também nesse dia, especialmente, os membros dos movimentos marianos: Equipes de Nossa Senhora, Legião de Maria, Movimento de Shoenstatt, terço dos homens e das mulheres e Meninas de Nossa Senhora.

Nesse 2º dia do Tríduo foi ressaltada a pessoa de Dom Salvador Paruzzo, primeiro Bispo da Diocese de Ourinhos. Missionário, italiano, veio para o Brasil em 1979, onde trabalhou nas Dioceses de Piracicaba e Osasco. Foi também assessor do Movimento dos Focolares junto a Mariápolis Ginetta em Vargem Grande Paulista. Aos 30 de dezembro de 1998 foi nomeado pelo Papa João Paulo II o 1º Bispo de Ourinhos, recebendo a ordenação Episcopal de Dom Antonio Maria Mucciolo, aos 19 de março de 1.999, na Solenidade de São José, esposo de Maria. Foi empossado Bispo Diocesano aos 21 de março de 1999.

Desde então, Dom Salvador ocupou-se em dar um rosto para a nova Diocese. Criou novas paráquias, desenvolveu na Diocese as pastorais, movimentos, associações e irmandades; instituiu o grupo das leigas consagradas à Igreja local; construiu o Seminário Diocesano São José; Ordenou novos padres e os primeiros diáconos permanentes; Trouxe a Fazenda da Esperança, ramo masculino e feminino, bem como novas Congregações Religiosas masculinas e femininas.  Realizou visitas pastorais em todas as paróquias das quatro foranias; deu vida ao Tribunal Eclesiástico Diocesano. Enfim, tantos trabalhos realizados nesses 25 anos. E desde 19 de Maio de 2021 é o Bispo Emérito, a quem toda a Diocese eleva  preces a Deus e gratidão por tudo o que realizou.

Também foi feito memória ao saudoso Papa Bento XVI, pontífice da Santa Mãe Igreja entre os anos de 2005 a 2013. Falecido aos 31 de dezembro de 2022, visitou o Brasil em 2007 por ocasião da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe, realizada no Santuário Nacional de Aparecida, cujo tema foi: “Discípulos e Missionários de Jesus Cristo, para que nele nossos povos tenham vida”. Que esse testemunho de amor pelo Cristo e de fidelidade à Igreja, ajude-nos cada vez mais a sermos discípulos(as) e missionários(as) de Jesus.

É tempo de celebrar a caminhada de fé, de renovar a vida no Espírito Santo colocando os dons a serviço da Igreja para que o Reino de Deus cresça e floresça.

Que a Virgem Maria, Nossa Senhora Aparecida, abençoe a jovem Diocese e ensine-nos a trilhar os caminhos do Bom Jesus!

Rute Massoni