22º Encontro Missionário Diocesano

No último domingo 17 de setembro de 2023, ocorreu o 22º Encontro Missionário Diocesano com o Tema :"Ide da Igreja de Ourinhos aos Confins do Mundo", conforme o convite da Igreja no Brasil.

O encontro ocorrido nas dependências da ampliação da Casa de Oração: "Centro de Evangelização Mãe de Jesus", celebra os 22 anos em que a Diocese se propôs a estar em "Estado permanente de Missão", e contou com a presença das principais forças missionárias presentes nas foranias de Ourinhos, Ocauçu , Piraju e Santa Cruz, também contamos com a presença das Religiosas que doam a sua vida para a missão de Cristo na Igreja, entre elas duas irmãs Indianas e uma Africana, um belo testemunho missionário; e também dos frades Dominicanos Frei Marcos Belei e Frei Luis Antonio.

A organização do Encontro foi promovida pelo COMIDI, contando com a assessoria do Rev. Pe. Gilson Tomaz de Aquino.

O Rev. Pe. Everton Aparecido da Silva, da Diocese de Presidente Prudente, mestre em Evangelização e Diversidade Religiosa, conduziu o momento formativo, atualizando os presentes sobre o texto base do 5° Congresso Missionário Nacional.

Contamos com a presença de Rodinei C. de Andrade representante a IAM - Infância e Adolescência Missionária, com o intuito de animar os presentes para a implantação do projeto em todo o território diocesano.

Inspirados pelas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE, 162), a abertura do encontro ocorreu com a Santa Missa, alimentando-nos com a Palavra, rezada e contada por meio das antifonas e com a Eucaristia, fontes de toda ação missionária:

"A Igreja se funda sobre a Palavra anunciada, nasce e vive dela. É o que nos aponta a Exortação Apostólica Pos-Sinodal de Bento XVI, Verbum Domini, que resgatava os 40 anos da Constituição Dogmática Dei Verbum do Concílio Vaticano II: “De fato, a Igreja funda-se sobre a Palavra de Deus, nasce e vive dela. Ao longo de todos os séculos da sua história, o Povo de Deus encontrou sempre nela a sua força, e também hoje a comunidade eclesial cresce na escuta, na celebração e no estudo da Palavra de Deus” (VD, 3).

A riqueza partilhada da vida de cada um que se fez presente, num clima de fraternidade e acolhida expressa com simplicidade e amor o carisma missionário da Diocese de Ourinhos.