2º Encontro Diocesano de Formação e Espiritualidade das Coordenações Paroquiais do Apostolado da Oração

Por Diácono Maurício de Aquino

No dia 04 de março, sábado, das 14h às 17h, no Centro de Espiritualidade Dom Bosco, em Piraju, aconteceu o 2º. Encontro Diocesano de Formação e Espiritualidade das Coordenações Paroquiais do Apostolado da Oração, dando continuidade ao estudo e meditação do chamado Caminho do Coração (“Um caminho com Jesus: em disponibilidade apostólica”): atual proposta formativa do Apostolado da Oração.

Contando com a presença das coordenações de paróquias e comunidades das 4 foranias da Diocese de Ourinhos, o encontro foi dirigido pela coordenadora diocesana, Benedita Aparecida Souza Gentil (da forania de Piraju); pela coordenadora da forania de Ourinhos, Luciana Fernandes de Aquino, e pelo diácono permanente Maurício de Aquino que orientou a formação e espiritualidade a partir do método inaciano de leitura orante da Palavra de Deus.

Foram meditados os seguintes passos do Caminho do Coração:
4º. O Pai envia o Seu Filho para Salvar;
5º. Chama-nos seus amigos;
6º. Habitados por Cristo.

Nesses pontos, ou passos, do Caminho do Coração, somos chamados a reconhecer e perceber que o Pai enviou Seu Filho Jesus Cristo não para condenar, mas para salvar esse mundo sem coração em muitas de suas realidades e situações. Jesus é o amor de Deus que vem ao nosso encontro (Jo 3,16). E estando conosco, em nosso meio, chama-nos seus amigos, e não seus servos (Jo 15,15). Nesse caso, o servo é aquele que não conhece o seu senhor, e faz o que faz por mera obrigação, faz por fazer, faz por medo. Jesus chama-nos seus amigos porque Ele vem ao nosso encontro, nos comunica seu amor e seu evangelho de vida plena, e, assim, como amigos, seguimos com Ele na missão, por comunhão, por amizade, por amor. É um agir com significado. E, nisso, vamos reconhecendo e percebendo que somos habitados por Cristo, que Ele habita em nossos corações. Nosso corpo é templo de Deus, nosso coração é o sacrário de Cristo. E, assim, consagramos a nossa vida “para que Cristo habite nossos corações mediante a fé...” (Ef 3,17).

Esses são os frutos espirituais da experiência de todas as pessoas que, na oração constante e na fidelidade diária, consagram suas vidas ao Sagrado Coração de Jesus, no Apostolado da Oração.

Essa formação e espiritualidade terá um terceiro e último encontro, no próximo dia 18 de março, às 14h, em Ribeirão do Sul.

Diácono Maurício de Aquino