Semana de estudos teológicos do Clero

Por Pe Adriano Pires

De 20 a 23 de maio, o clero da Diocese de Ourinhos participa da Atualização Teológica, em Agudos, para refletir e partilhar sobre o tema: comunidades eclesiais missionárias no contexto do Sínodo da Igreja.

A semana foi conduzida pelo pregador Pe. José Carlos Pereira, religioso passionista, que, além de bacharel em Teologia com licenciatura plena em Filosofia, possui mestrado em Ciência da Religião, doutorado em Sociologia e pós-doutorado em Antropologia Social.

Na manhã do 2º dia da Atualização do Clero (21/05/2024), Pe. José Carlos Pereira explanou sobre a proposta das diretrizes gerais de evangelização no Brasil. Nela a Comunidade paroquial, composta por pequenas comunidades, é como uma casa cujos quatro pilares essenciais são:

- PALAVRA (meditação e iniciação a vida cristã),
- PÃO (liturgia e espiritualidade Eucarística)
- CARIDADE (dimensão social com fraternidade)
- MISSÃO (ações missionárias permanentes)

Para que essa estrutura torne as ações evangelizadoras mais efetivas é necessária uma conversão pessoal e pastoral de todos os membros da Igreja num caminho sinodal de comunhão.

Ao tratar sobre as propostas sinodais de “Comunhão, Participação e Missão”, Pe. José Carlos Pereira, pregador da Atualização teológica do Clero da Diocese de Ourinhos, destacou a importância de fazermos das paróquias:

- espaços de fraternidade (comunhão)
- promotoras do sentido de pertença a Igreja (participação)
- com um espírito missionário constante (missão)

Dentro desse novo jeito de ser Igreja sinodal, o vigário geral, Pe. Ademir, acrescentou que as comunidades eclesiais missionárias consistem em “infundir o espírito missionário em todas as estruturas que já existem na Igreja”.

Dom Eduardo Vieira dos Santos presidiu a Santa Missa do último dia da Atualização Teológica do Clero, agradecendo pela proveitosa semana de estudos, pelo clima de fraternidade e exortando os clérigos a um zelo cada vez maior pela Igreja por meio do testemunho, da comunhão presbiteral e de um ardor missionário.

Pe Adriano Pires