Reunião das Coordenações Paroquiais da Campanha da Fraternidade

A Reunião das Coordenações Paroquiais da Campanha da Fraternidade (CF) aconteceu na manhã do dia 04 de maio no Centro Pastoral da Catedral. A Campanha 2024 tem o tema FRATERNIDADE E AMIZADE SOCIAL, com o lema "Vós sois todos irmãos e irmãs" (Mt 23,8).

Após a oração inicial, a reunião prosseguiu com a partilha das ações e frutos da CF-2024 nas paróquias, com destaque para a formação sobre o Texto-Base nas pastorais, o grande envolvimento da Catequese, as doações de alimentos para famílias carentes, a utilização dos materiais da CF para a via-sacra, adoração eucarística, santo rosário, procissão penitencial e encontros de reflexão, a visita a asilos, o trabalho nos setores paroquiais em ação missionária, a relação da temática com as celebrações e cantos litúrgicos.

Em seguida, foram apresentadas propostas de ação durante o ano: criar, ampliar e fortalecer a Pastoral da Acolhida (para um melhor acolhimento e inserção das pessoas na comunidade paroquial); realizar ações em conjunto com a juventude e as pastorais juvenis; aproximar-se de associações de "amizade social" (Rede de Combate ao Câncer, de Pessoas com Necessidades Especiais etc.); visitar instituições e lares de idosos e crianças; partilhar as ações paroquiais da CF-2024 nas redes sociais da paróquia; realizar um encontro fraternal entre os membros de todas as pastorais da paróquia para partilha de experiências e cultivo da "amizade eclesial". E cada paróquia ao longo do ano vai desenvolvendo as ações mais adequadas à sua realidade que o Espírito Santo inspirar.

A Campanha da Fraternidade 2024 continua durante todo o ano, nos convidando à conversão pessoal e pastoral em vista de relações humanas mais amistosas e fraternas conforme o plano de Deus para todas as pessoas!