Retiro do Clero em Agudos

Dom Julio Endi Akamine, arcebispo de Sorocaba, é o pregador do Retiro do Clero 2024 da Diocese de Ourinhos, que ocorre no Seminário Santo Antônio de Agudos, de 23 a 26 de setembro.

Na parte da manhã, a pregação teve como tema: o silêncio e a oração. “Nosso silêncio deve nos identificar com Cristo”, frisou o pregador aos clérigos, numa profunda explanação sobre a escuta silenciosa, orante e a permanência na fé perante o “silêncio de Deus”.

Ao tratar sobre a oração, Dom Julio sublinhou que orar é a respiração da vida cristã que envolve movimentos como pensar (a oração também passa pela razão) lutar (esforço e constância no encontro com Deus) e amar (meta da oração e da fé).

“Fazer um retiro é abrir a porta para que o amado (Jesus) entre e tome a refeição conosco”, salientou Dom Julio Endi Akamine que prega o Retiro para o Clero da Diocese de Ourinhos, ao longo desta semana (de 23 a 26 de setembro de 2024).

No segundo dia do Retiro, ao discorrer sobre a experiência de fé, o pregador arcebispo de Sorocaba, apresentou o caminho percorrido por Abraão que abriu as portas para Deus por meio de uma confiança incondicional.

“A Deus não se oferece o refugo do coração, mas o amor maior”, completou o arcebispo ao afirmar que é preciso espelhar-se na fé desse patriarca bíblico que inspira a todos os presbíteros e todos os cristãos em sua oferta de vida cotidiana.

Após quatro dias de oração, reflexão e de convivência fraterna, os clérigos da Diocese de Ourinhos, reunidos em Retiro no Seminário Santo Antônio de Agudos, receberam no dia 26 de setembro, a visita de Dom Rubens Sevilha, bispo da Diocese de Bauru, e do Dom Frei Caetano Ferrari, bispo emérito desta Diocese que celebra em 2024, os 60 anos de sua criação.