Paróquia São Sebastião

Capela Sagrado Coração de Jesus
Capela São Judas Tadeu
Capela São Vicente de Paula - Asilo

Com as doações das famílias Arruda, Gracianos e Faustinos, assim foi fundado o patrimônio a que foi dado o nome de São Sebastião, uma honra do santo de quem provavelmente era devota a família Arruda, tanto que trouxera consigo uma imagem esculpida em madeira, e que ainda hoje existe na Matriz local.

Como havia outras localidades chamadas de São Sebastião, apelidaram a nossa de “São Sebastião do Tijuco Preto”, pela razão de existir aqui esse “tijuco preto” em quantidade. Só mais tarde recebeu o nome atual de Piraju, assim vindo a ser chamado por ser este o nome que os indígenas davam ao peixe “dourado” que abundava no rio, sendo em breve oficializado.

A primeira construção do recém-fundado patrimônio foi uma capela. Era bem rústica inicialmente - um simples rancho coberto de taquaras. Achava-se, aproximadamente, na atual Esaldivar Serra Braga em frente à Praça Joaquim A. Arruda (brasilinha) e o primeiro cemitério ficava ao seu lado.

A primeira missa foi realizada no dia de São Sebastião, 20 de janeiro, e a lógica nos diz que isto aconteceu no ano de 1861, sendo oficiante o Frei José Loro, de Itaporanga.

Essa igreja-rancho continha algumas pequenas imagens e nela achava-se colocada a imagem de São Sebastião que, segundo relato, foi pelos membros dessa família encontrado no aldeiamento dos índios que se achava nas proximidades do novo Patrimônio e trocada por ferragens e objetos de utilidade, entretanto alguns elementos menos pacíficos da tribo não concordaram com a troca e vieram buscar o santo de novo.

Os brancos tomaram o caso a peito e foram exigir a devolução, retomando a imagem quase à força.

Mais tarde, foi construída outra capela, um pouco abaixo da Matriz atual, e era bastante tosca, com esteios nos cantos, grossos baldrames de madeira lavrada e parte de paredes de tijolos e parte de barro. A construção desta segunda igreja foi terminada em 1866.

Somente seis anos depois de construída, tornou-se Igreja Matriz a segunda capela de São Sebastião do Tijuco Preto. Assim, em 29 de agosto de 1872, por determinação do Bispo Diocesano de São Paulo. Deu-se a criação da Paróquia de São Sebastião do Tijuco Preto.

O primeiro padre, Pedro Gaggino de Montaldo, dirigiu os destinos da Paróquia por 22 anos.

No ano de 1900, foi iniciada a construção da terceira igreja, já um edifício majestoso, com torre e que foi terminada em 1906, durante o paroquiato do Pe. Zacharias Gióia.Em 1924 foi iniciada a reforma com a ampliação das naves e que prosseguiu até meados do século.

A última reforma, que foi realizada pelo [...] pároco Pe. Giannino Calderaro, teve a sua inauguração em outubro de 1998, com a presença do Bispo Dom Antônio Maria Mucciolo, Arcebispo de Botucatu, com ela a Matriz ganhou uma linda pintura e a construção de um arco no altar, sendo admirada por todos os visitantes de nossa Paróquia.

Ao compormos a história da nossa Paróquia, achamos oportuno lembrar que até o ano de 1907, ela pertenceu à Diocese de São Paulo, quando D. Duarte Leopoldo e Silva criou várias dioceses novas, e entre elas a de Botucatu.