Paróquia São Pio X

CEP: 19907-310

Festa do padroeiro

Capela Sagrada Família

A história da Paróquia de São Pio X de Ourinhos começa com a doação de uma área de terra para a construção de uma igreja na Vila Margarida por volta de 1950. Com a dedicação de um grupo de pessoas lideradas pelo Senhor Francisco Pires foi construída a Capela Sagrada Família, que passou a ser usada para o culto divino, reuniões, etc.Vários padres ligados à Matriz do Senhor Bom Jesus celebravam missas na capela, entre eles: Padre Domingos Trivi, Padre Roberto Carrara, Padre Getúlio, Padre Arnaldo Beltrami, além das irmãzinhas do Colégio Santo Antônio que ministravam catecismo em preparação para a primeira comunhão das crianças. Ali havia muitas atividades como terços em família, reuniões, no mês de maio festividades de Nossa Senhora onde saía a imagem da casa do fiel festeiro em procissão até a capela.Padre Filipe Dimants, posteriormente, assumiu compromisso de celebrar dominicalmente as missas e fez isso por muito anos até a chegada de Padre Bernardo Martin Barbrock que transferiu as celebrações para o salão de reuniões dos Congregados Marianos, situado àRua 7 de setembro nº 742 (Hoje Salão da Catequese) onde efetuou uma grande reforma.A Paróquia foi criada por Dom Vicente Marchetti Zioni pelo decreto de nº 61 de 10 de novembro de 1969. A Comunidade foi elevada à Paróquia com o nome de São Pio X,Em 15 de novembro do mesmo ano, às 8h da manhã em uma celebração solene presidida por Dom VicenteZioni, a terceira Paróquia de Ourinhos foi instalada.Padre Bernardo Martin Barbrock foi empossado em 11 de abril de 1970 como o primeiro pároco permanecendo até o dia 26/12/1973.Após transferência do Padre Bernardo, chegou de Jacarezinho o Padre Bruno Welter que permaneceu na paróquia por muitos anos e iniciou as obras da atual igreja à Rua Marechal Deodoro nº 266, inaugurada em 1979. Com a morte de Padre Bruno assumiu a paróquia o Frei Hélio Porto.Após a transferência do Frei Hélio Porto assumiu o Padre Esdras de Moraes Freire, vindo de Santa Cruz do Rio Pardo. Com a morte de Padre Esdras houve um tempo de transição onde ficaram responsáveis: Padre Celso Alexandre, vindo da Diocese de Lins e os Freis Agostinianos (Frei DorianoCiteroni, como Administrador Paroquial e Frei Genésio da Costa Valêncio, como Vigário Paroquial). Isso transcorreu até janeiro de 2008 quando foi nomeado o atual pároco Padre Ademir Giuliano Leme de Oliveira. De 2010 a 2014 o Padre Altair Aparecido Gaiquer auxiliou em nossa paróquia como Vigário Paroquial.

Têm como pastorais e movimentos: Apostolado da Oração, Cáritas, Cursilho, Irmandade São José, Vicentinos, Legião de Maria, Mãe Peregrina, Ministros da Eucaristia, Pastoral da Catequese, Pastoral da Crisma, Pastoral da Liturgia, Pastoral da Família, Pastoral da Saúde, Pastoral do Dízimo, Pastoral do Batismo, Pastoral Vocacional, Pastoral da Pessoa Idosa, RCC, Grupo de Jovens, Pastoral da Música, SMP Santas Missões Populares, Equipes de Nossa Senhora, Pastoral da Criança, Coroinhas, Meninas de Nossa Senhora, Grupo Mães Mônica, Companhia de Arte Sacra São Pio X.

Além disso, conta com o Grupo Filhos no céu, acompanhando famílias quanto à dor da perca de um filho. O trabalho serve-se de encontros mensais com famílias enlutadas;Missas nas casas das famílias enlutadas;Adorações ao Santíssimo Sacramento e círculos bíblicos;Acompanhamento nos velórios e cemitério no apoio às famílias;Visitas nas casas das famílias enlutadas com momento de oração e partilha da Palavra.