Paróquia São Pedro

São Benedito - Rebeirao claro
São Sebastião - Saltinho
Taquaral

A Paróquia de São Pedro em São Pedro do Turvo – SP é muito antiga, datando de 1875. A povoação onde se situa a sede do município de São Pedro do Turvo teve início com a chegada, por volta de 1951, de várias famílias provenientes de Minas Gerais, lideradas por José Teodoro de Souza e José Vieira Martins, que foram atraídas pela fertilidade das terras. Com o desbravamento iniciado, a povoação desenvolveu-se modestamente. Por meio da Provincial n. 4 de 5 de junho de 1875 foi elevada à categoria de Distrito, com a denominação de São Pedro de Campos Novos do Turvo, pertencendo ao município de Lençóis. Pela Lei Provincial nº. 6 de 24 de fevereiro de 1876, o Distrito foi transferido de Lençóis para Santa Cruz do Rio Pardo, sendo desmembrado deste último em 29 de maio de 1891, pelo Decreto estadual nº. 181 a partir de 1911, com a divisão administrativa do Brasil, o município passou a chamar-se São Pedro do Turvo. O fundador da cidade, José Teodoro de Souza, mandou erigir perto da confluência dos Rios São Pedro e São João, que banham a parte mais antiga da cidade, uma capela de pau-a-pique, que foi inaugurada com o nome de “Capela São Pedro”. Em volta dessa capela foi se formando uma povoação. Esse patrimônio, em intenção a São João Batista, foi doado à Igreja. Posteriormente, em 1875, constituiu-se uma nova capela de madeira, hoje desaparecida. Durante o Reinado de Pedro II, foi iniciada a construção de uma nova igreja, a qual não passou dos alicerces. Em 1916, Dom Lúcio Antunes de Souza, Bispo de Botucatu ordenou que fosse aproveitado aquele alicerce para a construção de uma nova igreja, iniciada em 1918, sendo terminada em 1920. O orago dessa paróquia é São Pedro. A primeira Capela foi levantada nas confluências do Rio São João e São Pedro, onde se achava o marco inicial da cidade. A atual igreja matriz foi construída graças ao esforço do então Vigário, Padre José Julianetti, cuja inauguração se deu no dia 29 de junho de 1920.

• Atualidades:
A nossa Paróquia pertencia à Diocese de Botucatu. Depois passou à Diocese de Assis e foi integrada à Diocese de Ourinhos, até os dias de hoje e cujo Bispo é Dom Salvador Paruzzo. O Padroeiro desta Paróquia, como o próprio nome diz, é São Pedro Apóstolo. O município de São Pedro é muito extenso e há necessidade de Capelas rurais para atender um maior número de fiéis católicos. Os Freis celebram nas comunidades rurais durante a semana. Na Matriz há celebração eucarística nas manhãs de terça, quarta e quinta-feira; sábado às 19h30min; domingo às 09h e 19h30min. Tem também, na Vila Bom Jesus, a Capela Santa Rita, ainda em construção, onde é celebrada a santa missa, aos domingos, às 08h00.As festas mais tradicionais são a de São Sebastião (20 de janeiro) e a de São Pedro, padroeiro (29 de junho). Estas são fixas, mas faz-se também promoções como: show de prêmios, almoços, jantares, quermesses, etc. para arrecadar fundos, principalmente para o término da construção da Capela Santa Rita. Também temos as Pastorais e os Movimentos em nossa Paróquia. São bem atuantes, o Apostolado da Oração, a Campanha da Mãe Peregrina, as Pastorais: Social, da Esperança, da Saúde, do Dízimo, do Batismo, do Matrimônio, etc. A Catequese é muito eficiente e os catequistas bem preparados. As salas para a catequese são novas e muito bem equipadas, assim como o Auditório Monsenhor Marcílio Genoni, onde são feitas as reuniões e encontros de formação. A cidade de São Pedro do Turvo é dividida em Comunidades Urbanas, onde toda semana acontecem reuniões em uma casa pré-escolhida. Se reza o terço, são lidos textos bíblicos, trocam-se ideias, etc. Além disso, também é celebrada a Santa Missa numa casa escolhida por sorteio em cada comunidade.